quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Cacoal incentiva plantio de mamona para biodiesel

Visando o mercado da produção de combustível não poluente (Biodiesel), Cacoal mais uma vez sai na frente gerando emprego e renda no Município.

Composta por pequenas propriedades, a zona rural de Cacoal produz café, cereais, fruticultura e hortaliças através da agricultura familiar. A mamona entra como fonte de diversificação da produção com o objetivo de gerar mais renda para o agricultor cacoalense.

Pensando nisso, a Secretario Municipal de Agricultura, Jose Valterlins, visitou com o técnico da Ceplac, Sebastião Marcelo, nesta semana, 29, alguns produtores que foram beneficiados com a entrega de sementes de mamonas nem 2006. Foram entregues 200 quilos de mamonas, totalizando 64 hectares de sementes plantadas em Cacoal.

A prefeita Sueli Aragão é uma grande entusiasta do projeto biodiesel para a cidade. No ano passado aconteceu varias reuniões e visitas de empresários interessados em instalar Usinas de Biodiesel em Cacoal. Foram entregues sementes de mamona das variedades: El guarani, Paraguaçu e a IAC-80 com o objetivo de desenvolver um trabalho experimental para analisar a adaptação destas variedades ao clima e o solo desta região.

Fonte: Jornal O Nortão

Nenhum comentário: