O Sr. Fernando Carvalho - Diretor-presidente da Repom em matéria da Gazeta Mercantil, traça uma visão um tanto quanto equivocada do que é uma Federação.
No texto ele faz uma defesa do que chama de “regionalização do Biodiesel”. O biodiesel deveria não ter percentuais mínimos e sim máximos de acréscimos da mistura com o diesel para possibilitar, segundo ele uma melhor logística de distribuição do produto dentro do país. Ou seja, região que pode produzir biodiesel deve consumi-lo por um menor preço, quem não puder paga um preço maior.
Isso é um dos maiores absurdos que ouvi alguem falar nos últimos tempos, é propor o fim do pacto de federabilidade vigente no país.
Seguindo essa lógica torta do Sr. Fernando, ainda no âmbito do universo de abastecimento dos combustíveis, o Rio de Janeiro e São Paulo deveriam pagar muito menos pelo combustível consumido do que os demais estados da federação e o Note do país, este então, deveria pagar um preço astronômico, tudo isso em prol da logística de distribuição defendido por ele. No final das contas, essa sua lógica diz basicamente o seguinte: as partes desenvolvidas do país poderiam se desenvolver mais enquanto as mais pobres, essas que tratem de arranjar meios para o seu proprio desenvolvimento.
Quando ele diz “Haverá um regulamento de "faz-de-conta", campo fértil para ineficiência e corrupção”, mostra claramente a sua visão de país: quem é rico deve ficar mais rico; quem é pobre “que se exploda”.
Segue nosso caro Fernando com sua logica: “O segundo fator que viabiliza a adoção do biodiesel, é a questão ambiental. Nesse contexto, qual é a lógica de se usar mais diesel fóssil no Norte para trazer para o Sul o biodiesel que lá poderia ser consumido?”
Essa visão de País é uma visão atrasada e retrograda, que não condiz com nada do proposto pelo governo federal no seu programa de biodiesel.
Do Autor do Blog
2 comentários:
Sr Manoel,
O sr. acha logico trazer todo esse biodiesel produzido no norte para o Sudeste, para depois leva-lo para o norte outra vez e consumi-lo la?
Nao seria muito mai interessante consumi-lo perto de onde é produzido prefetencialmente?
O sr se esqueceu que esse problema ja existe com o Diesel fossil! o sr sabia que um litro de diesel no MT custa ate r$2,15 e no sudeste custa em varios locais menos que r$1,80?
cara, voce é muito burro! Fecha esse blog!
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