segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Produção de biodiesel no brasil cresce geometricamente: 1,6 bilões em 2007 e 2,5 bilhões de litros em 2008


O mercado brasileiro de biodiesel terá crescimento geométrico de produção este ano e em 2008, saltando dos 770 milhões de litros em 2005 para 2,5 bilhões de litros no ano que vem. A previsão é de estudo da consultoria Frost & Sullivan, que realizou amplo estudo sobre o setor. Para 2007 a estimativa é de que a produção seja de aproximadamente 1,6 bilhão de litros.

De acordo com o estudo, o volume continuará crescer até 2012, mas em ritmo moderado, somando cerca de 3 bilhões de litros dentro de cinco anos.

“O Brasil apresenta vantagens competitivas importantes no biodiesel”, garante Victoria Verdier , analista de pesquisa da Frost & Sullivan. “O País tem ainda muitas áreas disponíveis e deve produzir 85 milhões de toneladas de soja até 2011. Além disso, tem posição de liderança global na pecuária, outro fator importante já que o biodiesel pode ser produzido também a partir de sebo bovino”.

Pelos cálculos da consultoria, essa vantagem é importante porque o sebo tem custo 30% menor que o da soja.

Na avaliação de Victoria, também existem obstáculos para o crescimento do biodiesel no País, entre os quais a baixa produtividade das oleaginosas e elevada dependência da soja. Há, ainda, inexistência de demanda para uso de biodiesel por carros.
Uma visão abrangente do mercado, no entanto, mostra que o cenário é muito promissor para o produto no País, o que tem incentivado a implantação de projetos voltados para o biodiesel em número crescente.

De acordo com o levantamento da Frost & Sullivan, já existem sete unidades produzindo biodiesel no Brasil e há outras 16 em construção, além de 20 projetos a serem analisados. A estimativa é que entre 2008 e 2010 haverá pelo menos 57 plantas trabalhando na produção de biodiesel. “Serão unidades de médio e grande porte, com produção aproximada de 400 milhões de litros”, prevê Victoria Verdier.

Os usuários finais do produto serão caminhões e ônibus e poderá haver utilização também para trens, aviões e navios. O biodiesel poderá também ser fonte de energia residencial e industrial.

Atualmente, o biodiesel é vendido nas redes de postos da Petrobras e da Ale.

Fonte:

Um comentário:

Anônimo disse...

Analise bem esta notícia e veja as impropriedades.
Verbos no presente... possibilidades todas no condicional,num futuro distante.

Telmo Heinen - Formosa (GO)