quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

O uso de óleo vegetal diretamente nos motores a diesel


O uso de óleo vegetal diretamente nos motores do ciclo diesel é perfeitamente possível, apesar de pouco recomendado devido à produção de substâncias cancerígenas e de provocar uma redução na vida útil dos motores devido ao acumulo de goma.

Mas querendo usar é possível, basta passar no supermercado e comprar o óleo vegetal mais barato na prateleira e verter dentro do tanque de combustível dos veículos com motor do ciclo diesel na proporção de 50% de óleo diesel e 50% de óleo vegetal, ou 20% por 80% chegando até mesmo a usar, no caso de viagens longas, 100% de óleo vegetal. Mas, se deixarem o carro só com óleo à porta de casa depois de voltar do trabalho, correm o risco de não ir trabalhar no dia seguinte. Observamos um aumento na temperatura do motor, por isso não o levem a extremos.

Já existem motores plenamente adaptados, que podem ser instalados em qualquer automóvel e que podem consumir apenas óleos vegetais. Tratam-se dos motores Elsbett(também conhecidos como “Motores Elko”), que são uma versão do motor a Diesel convencional adaptado para funcionar com óleo vegetal.

A tecnologia foi desenvolvida na antiga União Soviética e, no Ocidente, no Brasil, onde uma empresa local, a “Grupo Garavello” investiu no projeto, mas sem sucesso. Atualmente, a Elsbett AGn alemã, desenvolveu um motor, com relativo sucesso nesta época de aumento explosivo do preço do Petróleo, adaptado para suportar vários combustíveis, o chamado “motor multicombustíveis”.

A empresa opera desde a década de oitenta, comercializando o seu motor Elko, de invenção do seu fundador, o engenheiro Ludwig Elsbett, o qual, nas suas próprias palavras “é um motor de ciclo diesel semi-adiabático otimizado para funcionar com quase todos os tipos de combustíveis, sem alterações.”.

Existem, hoje, em toda a Europa, mais de 20 mil veículos transformados e usando quase exclusivamente óleos vegetais comuns (sobretudo Óleo de Colza) abastecidos “em casa” ou através de uma rede de caminhões com reservatórios de mil litros.

Em termos de custos (veja aqui), por exemplo, um upgrade a motores TDI da Volkswagen (Audi, Skoda, Seat, Volvo, etc) ou a um motor dTu da Renault ficaria em 1.700 euros + IVA, um valor que desce para 1.300 euros se for escolhido o kit de conversão da Greasecar.

O uso massivo de óleos vegetais é uma opção muito séria e antiga, de fato, o próprio inventor do motor Diesel, o engenheiro alemão Rudolf Diesel concebeu o seu motor para funcionar apenas a óleo de amendoim, e isto em 1870.

Ver também:
Óleo Vegetal como Combustível
Fonte: Blog Cocktail Tecnológico

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