segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Uso de óleos vegetais no lugar do biodiesel


Historicamente, o uso direto de óleos vegetais como combustível foi
rapidamente superado pelo uso de óleo diesel derivado de petróleo por fatores
tanto econômicos quanto técnicos. Os aspectos ambientais, que hoje privilegiam
os combustíveis renováveis, como o óleo vegetal, não foram considerados
importantes.

Dessa forma, os motores diesel foram projetados e são fabricados, de acordo
com rígidas especificações, para uso do óleo diesel de petróleo. Esses motores
são sensíveis às gomas que se formam durante a combustão do óleo vegetal e
que se depositam nas paredes do motor.

Para superar esse problema, processos de esterificação são utilizados para
que se produza ésteres de óleo vegetal, denominados biodiesel, que têm
propriedades físicas similares ao óleo diesel de petróleo, além de apresentarem
maior lubricidade.

Outra desvantagem do óleo vegetal e de gordura animal em relação ao
biodiesel é o fato de eles serem muito mais viscosos. Assim, eles têm que ser
aquecidos para que haja uma adequada atomização pelos injetores. Se isso não
ocorrer, não haverá uma boa queima, formando depósitos nos injetores e nos
cilindros, ocasionando um mau desempenho, mais emissões e menor vida útil
do motor.

Para motores diesel de injeção indireta, com câmara auxiliar, o óleo deve
ser pré-aquecido até 70-80 graus centígrados. Pesquisas mostram que motores
diesel de injeção direta exigem temperaturas muito mais altas para uma
atomização eficiente, exigindo-se sistemas com dois tanques. Dessa forma, um
pequeno tanque adicional, contendo óleo diesel ou biodiesel, é necessário para
a partida. Quando o motor atinge a temperatura de funcionamento, uma válvula
solenóide é aberta para succionar o óleo vegetal.

Depreende-se, então, que há duas opções para se usar biocombustíveis em
motores diesel: fazer o biodiesel e usá-lo, sem necessidade de modificar o motor,
ou modificar o motor para uso direto do óleo vegetal, sem necessidade de
processar o óleo vegetal.

O fato é que, em todo o mundo (Estados Unidos, Canadá, França,
Austrália etc.), a opção tem sido pelo uso do biodiesel. Mesmo na Alemanha,
onde a empresa Elsbett fornece kits de conversão de motores diesel de injeção
direta para uso de óleos vegetais como combustível, o biodiesel é o principal
substituto renovável do óleo diesel derivado de petróleo. Se existem 5.000
motores modificados na Alemanha para uso direto de óleo vegetal, existem
mais de 100.000 carros rodando com biodiesel na Alemanha, Suécia e Holanda.
Fonte: Biodiesel e Inclusão Social

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