sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Pinhão-manso é a opção para produção de biodiesel na Índia


A Índia tem apresentado, como alternativa social e ecologicamente correta para a produção de biodiesel, o Pinhão-Manso (jatropha). Segundo um relatório técnico do MIT, as suas vantagens são:

· A planta cresce em áreas devastadas, onde as colheitas de alimento não são possíveis;
· apresenta um rendimento por hectare, quatro vezes maior que a soja e dez vezes mais que o milho;
· pode produzir até 1.892 litros do combustível por hectare;
· a conversão do óleo da planta em biodiesel requer somente uma etapa.

O aumento da produção dos cultivares de Pinhão-Manso é o novo disafio. Alok Adholeya, diretor do Energy and Resources Institute's (TERI), está a cinco anos testando diferentes micorrizas para encontrar uma combinação de fungos com o jatropha para uso em solos de áreas devastadas. Adholeya esta testando um fungo que pode melhorar o rendimento do jatropha em 15 por cento, abrindo a porta para nivelar os ganhos na produção marginal da terra. Além de estar, também, trabalhando em melhorias genéticas com previsão de uso do material modificado para 2012.

A India pretende plantar 400.000 ha de jatropha em 22 dos seus 28 estados e torná-lo a pricipal fonte de biodiesel do pais.

India não é o único país que pode se beneficiar da melhoria do cultivo do jatropha. Outros climas tropicais, da África à América do Sul, podem encontrar no jatropha a obtenção de combustíveis duma forma mais fácil. A planta não é comestível, mas seus subprodutos podem ser usados como fertilizante, manufatura da tintura, e possivelmente produzir syngas (mistura de hidrogênio e monóxido de carbono).

Para o fim de 2008, TERI planeja ter uma produção anualmente de 90 milhão de litros do biodiesel de jatropha.

O estado de Chhattisgarh no leste de India se prepara para ser o primeiro estado do país auto-suficiente de biodiesel até o ano 2015. Das 160 milhões de mudas de jatropha programados ser plantado através de todos os dezesseis de seus distritos, a metade delas será plantada em áreas devastadas. Para incentivar fazendeiros cultivar a para a produção de combustível, o governo decidiu dar um incentivo de até 500 saplings aos agricultores. No ano passado, o primeiro ministro Raman Singh, um promotor chave do programa, transformou-se o primeiro oficial a usar o biodiesel em seu veículo oficial. O estado de Chhattisgarh tem como meta funcionar todos os veículos do estado com biodiesel de jatropha até 2007.
:: Congress verde e NewKerala do carro. COM (crédito Daimler Chrysler da imagem).
http://www.technologyreview.com/Energy/17940/page1/

do Blog TreeHugger

Nenhum comentário: