quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

MDA aposta na mamona baiana para biodiesel

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) assinou convênio com a Cooperativa Agropecuária Mista dos Pequenos Agricultores da Região de Ribeira do Pombal (Cooparp), situada no município de Ribeira do Pombal (Nordeste baiano). Essa ação está vinculada ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), do governo federal.

A intenção é beneficiar 1,2 mil agricultores familiares com a implantação de tecnologias para o manejo sustentável da mamona como, por exemplo, o melhoramento de sementes, a curva de nível, os insumos naturais, a rotação de cultura e a adubação verde, entre outras.

No total, serão investidos R$ 222,2 mil. O extrato desse acordo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 26 de janeiro. A iniciativa pretende atingir uma área aproximada de 3 mil hectares, com produtividade média estimada de mil quilos de mamona por hectare, em 16 municípios baianos. O compromisso também prioriza a difusão de conhecimentos básicos de assistência técnica, gestão do crédito e cooperativismo para possibilitar a organização da produção da mamona no estado.

Outra atividade importante será a capacitação de 60 agentes de desenvolvimento na cadeia produtiva da mamona, com ênfase na política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Eles participarão de cursos com carga horária de 40 horas. O convênio tem ainda como metas o aumento da área de atuação da agricultura familiar no Estado, a melhoria na qualidade dos serviços de assistência técnica prestados às famílias e propiciar mais condições de acesso ao crédito pelos agricultores familiares.

A mamona é uma planta oleaginosa, sendo utilizada como matéria-prima para a fabricação do biodiesel. Além disso, ela se adapta ao cultivo na região do semi-árido, o que ajuda na inclusão social de agricultores familiares. O convênio vai atuar em Ribeira do Pombal e em mais 15 municípios da região Nordeste: Abaré, Adustina, Banzaê, Biritinga, Cipó, Euclides da Cunha, Fátima, Itapicuru, Monte Santo, Nova Soure, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Tucano e Uauá.

Fonte: Informe Sergipe

Nenhum comentário: