quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Ciclo de debates no mundo discute biodiesel


PARIS -- Biofuels deve ser o tema principal no mercado global agrícola, dirigindo mais investimentos monetários no setor crescente de commodity.

Os países procuram cortar sua dependência em combustíveis fosseis, preocupados com o aquecimento global e para quebrar sua relação de dependência no petróleo bruto do Oriente Médio, novas fábricas de biodiesel virão, nesta correnteza, em todo o mundo este ano, produzindo combustíveis alternativos de açúcar, do milho, da colza e do óleo de palma.
“O desenvolvimento dos biofuels é certamente um dos elementos chaves na evolução da agricultura em décadas recentes,” diz o analista francês Agritel. “Se não cometermos nenhum erro, as conseqüências deste setor será extremamente importante.”
Mas os analistas dizem que muitas questões penduram sobre esta nova indústria.
A demanda extra em colheitas para o combustível porá em risco seu uso como alimento tradicional? Etanol açúcar-derivado ou biodiesel feito de óleo vegetal provam uma relação custo-eficiência ou existem novas tecnologias para o uso da biomassa atualmente?
O desenvolvimento do setor esta demasiado rápido? Qual será o impacto ambiental? O Que acontece se os preços de óleo cru continuarem a cair? E como será regulado?

Estas são algumas das perguntas que devem ser feitas por líderes da indústria e da política dos fabricantes no Reuters Global Biofuel Summit, ocorrendo na Ásia, Europa e nas Americas em janeiro nos dias de 16 e17.

Fonte:

Nenhum comentário: