quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Biodiesel representa oportunidade de desenvolvimento para America Latina

Os especialistas que participam do Fórum Econômico Mundial (FEM), em Davos, disseram hoje que a América Latina é a região do mundo mais bem preparada para produzir biocombustíveis (alcool, biodiesel, etc..) e melhorar seu crescimento econômico nos próximos anos, graças a seu perfil demográfico.

As oportunidades que oferecem o aquecimento global e o aumento da demanda por energias alternativas, assim como os prognósticos de crescimento equilibrado da mão-de-obra na região - frente à superpopulação da Ásia e ao envelhecimento da Europa -, foram temas debatidos no encontro.

Os países latino-americanos "têm enormes vantagens comparativas" nestas áreas, disse o presidente do Instituto Ethos, o brasileiro Ricardo Young.

Young afirmou que a região "conta com boas terras agrícolas e poderia duplicar a produção das matérias-primas utilizadas para gerar biocombustíveis sem destruir as florestas nem esgotar seus recursos". O brasileiro lembrou que o biodiesel, por exemplo, está cada vez mais bem cotado nos mercados internacionais.

Quanto à vantagem demográfica da América Latina, Young disse que a região "tem uma distribuição adequada da população em seu território, não enfrenta problemas de superpopulação como a Ásia, nem de envelhecimento como muitos países industrializados, particularmente na Europa".
Fonte:

Nenhum comentário: