terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Aos "trancos e barrancos" o Brasil ainda será líder mundial em biodiesel

Mais fruto de uma conjugação de fatores climáticos e naturais do que de estratégia política, o Brasil pode tornar-se uma espécie de Arábia Saudita do biocombustível. Essa é a opinião de técnicos consultados pelo BOM DIA. Na série de cinco reportagens sobre biodiesel, encerrada hoje, os especialistas descreveram severos problemas estruturais e de opção governamental.

Mesmo com todas as mazelas, com investimento maciço em agricultura familiar e falta de estrutura para produção comercial, especialistas consultados acreditam que o país reúne condições para, no médio prazo, tornar-se uma potência mundial na produção do combustível.

É a conclusão também de um estudo feito pelo grupo de Economia da Energia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Para o economista Helder Queiroz Júnior, que participou do projeto, o Brasil reúne vantagens únicas para a produção de biodiesel. “Além de experiência acumulada na produção de álcool como combustível alternativo, temos um amplo território cultivável para matérias para o biodiesel”, concluiu o economista.

Fonte: Bom dia Sorocaba

Nenhum comentário: