quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

UE defende insumos locais para o biodiesel


A entidade que representa a indústria de biodiesel da União Européia previu na terça-feira que a maior parte das necessidades do bloco pelo produto deverá ser atendida com matérias-primas produzidas localmente até 2020, com as importações respondendo por apenas 20 por cento.

Raffaello Garofalo, secretário-geral do European Biodiesel Board (EBB), disse ao Reuters Global Biofuel Summit que a produção anual de biodiesel da UE crescerá para cerca de 24 a 26 milhões de toneladas até 2020 para atender à nova meta da UE.

A UE tem atualmente uma meta não-obrigatória de 5,75 por cento de mistura de biocombustível, produzido a partir de grãos e óleos vegetais até 2010.

A maior parte do biodiesel produzido na Europa vem da produção doméstica da colza subsidiada. Mas a expansão da capacidade tem aumentado a competição com a indústria de alimentos por matéria-prima, cujos preços aumentaram acentuadamente e ampliaram espaço para importações mais baratas de óleos, como o de palma.

Garofalo estimou que cerca de 20 por cento das necessidades para a produção de biodiesel serão atendidas com produtos importados em 2020, mas o foco permanecerá na produção doméstica de colza e de girassol.

A capacidade de produção de biodiesel da UE --que reponde por 80 por cento da produção mundial do combustível-- situou-se em 6 milhões de toneladas no ano passado, ele disse.

(Por Anna Mudeva)

Nenhum comentário: