quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Biodiesel em Cuiabá

Duas indústrias de biodiesel se instalarão este ano no município de Cuiabá. A chegada da Cooperbio e do Grupo Serra a Capital do Estado, de acordo com o secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo , João Vieira, pode representar a transformação do município num grande centro de produção de biodiesel, cuja matéria-prima será soja, caroço de algodão e pinhão manso.

As duas indústrias serão instaladas no Distrito Industrial de Cuiabá e devem gerar até 50 empregos, além de ocupar pelo menos 400 famílias que serão fomentadas pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo a produzir pinhão manso no Cinturão Verde do Pedra 90, na região de Fromosa e do Aguaçú (Guia). Para que isso seja possível, a Diretoria de Agricultura já está se conveniando à Empaer e Embrapa, em busca do melhor clone da planta a ser produzida em solo cuiabano.

João Vieira informa que serão necessários apenas 4 mil hectares de terra para produzir pinhão suficiente para ocupar 20% da capacidade esmagadora dessas indústrias. “Vamos provocar uma revolução no campo, gerando renda à população rural e fazendo com que possamos, através do Crédito Fundiário e parceria com o Banco do Brasil, levar famílias da periferia de Cuiabá para o campo e que tenham interesse em participar do projeto”, analisa o secretário.
Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: