terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Bahia, terra de Todos os Santos e do biodiesel

O Biodiesel é um projeto estratégico do Brasil e que encontra na Bahia uma vocação natural para desenvolvê-lo. Combustível de queima limpa, o biodiesel é um produto do óleo extraído de algumas plantas, capaz de proporcionar o desenvolvimento social e econômico da Bahia, estado que ocupa a posição de líder isolado da produção nacional de mamona (92%), possuindo ainda uma grande plantação de soja. As duas plantas podem dar origem ao “petróleo verde”, bem como ao dendê e algodão. Também chamado de "petróleo verde", o combustível reduz a poluição atmosférica e serve como alternativa de energia renovável e infinita, qualidades bem diferentes do petróleo.

Além de proporcionar benefícios ambientais, o biodiesel também possibilita a geração de empregos diretos e indiretos, promove a inclusão social e o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais menos favorecidas. Com base no zoneamento realizado pela Embrapa, constatou-se que a Bahia possui grande potencial para a expansão do cultivo da mamona. Dos 452 municípios que apresentam esse produto na região Nordeste, 189 (41,8%) localizam-se no estado baiano. A tendência de crise relacionada aos combustíveis fósseis não renováveis aponta para o uso das energias alternativas como foi o caso do álcool.

No dia 28 de dezembro, foi realizado o Primeiro Encontro de Biodiesel de Jequié e Região, quando foi discutido com os presentes a importância da produção do biodiesel através da agricultura familiar. Um mês antes, o II Fórum Regional do Biodiesel em Guanambi teve como tema O Biodiesel e a Inclusão Social.

Fonte: Agora On Line

Nenhum comentário: