terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Produção de biodiesel na Bahia é tema de encontro

Representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) das secretarias de Agricultura e Ciência e Tecnologia reuniram-se ontem (22), na Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia para discutir a elaboração da estratégia de produção de matéria-prima para produção de biodiesel. O Governo do Estado vê no setor uma estratégia para garantir mais renda e qualidade de vida aos pequenos agricultores baianos.

A reunião foi coordenada pelo superintendente de Agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio. Na pauta, foram tratadas questões como o ponto de vista dos agentes na cadeia produtiva do biodiesel (produtores, empresas, estado), a produção (áreas envolvidas, oleaginosas, zoneamento, financiamento), pesquisa e participação das universidades no projeto.

"Já há significativa demanda de empresas interessadas em produzir biodiesel no estado. Por isso, precisamos avançar nos pontos relativos ao setor no estado, desde a organização da produção, através da agricultura familiar, até a pesquisa da eficácia do resultado do produto final", explicou Florêncio. A proposta do governo estadual é trabalhar através da articulação entre as secretarias, governo federal e organismos privados para que a atividade cresça na Bahia promovendo a inserção sócio-econômica dos agricultores familiares, especialmente do semi-árido.

Segundo representante da UFRB, Franceli Silva, a universidade já tem em andamento dois estudos sobre biodiesel para agricultura familiar. Ela contou que, até maio, será criado um grupo de pesquisa para agricultura familiar e agrobiologia. "Atualmente, através do Programa Volta à Terra, a UFRB já trabalha com 33 famílias de agricultores da região", disse a pesquisadora. As informações são da assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia.
Fonte:

Nenhum comentário: