sábado, 27 de janeiro de 2007

ANP apresenta o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel na Bahia

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Universidade Salvador (Unifacs) informaram que vão realizar na próxima segunda-feira, em Salvador, a apresentação do Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel na Bahia.

Durante o evento, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, fará a entrega de um cromatógrafo ao laboratório da Unifacs, responsável pela realização do Programa de Monitoramento da Qualidade no Estado. O cromatógrafo torna possível a realização de análises quantitativas, que indicam se está correta a proporção de biodiesel adicionado ao óleo diesel; e qualitativas, que permitem a identificação da origem do biodiesel por meio de marcador químico que, obrigatoriamente, os produtores misturam ao combustível.

Ao todo, sete cromatógrafos estão sendo entregues pela ANP a laboratórios contratados em seis universidades. Um dos equipamentos passa integrar os recursos técnicos do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas - CPT, unidade laboratorial própria da ANP localizada no Distrito Federal. Os outros seis irão para laboratórios em universidades de São Paulo (Unesp), Rio Grande do Sul (UFRGS), Bahia (Unifacs), Rio Grande do Norte (UFRN), Mato Grosso (UFMT) e Piauí (UFPI).
Fonte:

Nenhum comentário: