sábado, 27 de janeiro de 2007

Petrobras tem meta deprodução 855 milhões de litros anuais de biodiesel em 2011

A Petrobras está implantando três usinas na área de biodiesel, além de um projeto piloto em desenvolvimento no Rio Grande do Norte e das parcerias em negociação.

As três plantas industriais de biodiesel serão implementadas na região do semi-árido, nas cidades de Montes Claros (MG), Candeias (BA) e Quixadá (CE). O objetivo da estatal é chegar a 2011 com oferta de 855 milhões de litros anuais de biodiesel.

"Em função da evolução do mercado, eventualmente essa meta poderá ser antecipada", estimou Queiroz. A legislação relativa à adição de 5% do biodiesel ao óleo diesel estabelece que essa adição ocorrerá em 2013. O gerente lembrou, no entanto, que se a cotação do petróleo continuar subindo no mercado internacional, elevando também os preços dos derivados, e os óleos vegetais apresentarem queda como tendência, “é possível antecipar a meta de adição".

Queiroz avaliou a possibilidade, inclusive, de que “muitos consumidores passem a usar maior porcentagem de biodiesel, como efeito de manifestar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, ou mesmo por uma questão econômica, se os preços estiverem convidativos". No entanto, ressalvou, se o preço do petróleo cair e o dos óleos vegetais subir, o cronograma original será mantido.

Ele revelou que existe a possibilidade de a estatal se associar a usinas existentes, com o objetivo de aumentar a oferta nacional de energia elétrica produzida a partir de biomassa. E que outra possibilidade seria a Petrobras colaborar com a implantação de novas unidades, "a fim de lastrear a oferta de álcool em contratos de longo prazo, para o suprimento do mercado internacional – seriam usinas que produziriam, basicamente, etanol para exportação e energia elétrica para o mercado local”.

A construção de alcooldutos faz parte desse planejamento, informou Queiroz. Ele explicou que cerca de 60% do álcool são produzidos em São Paulo e o restante em dois estados do Nordeste. Quando o produto é transportado por navios, a Petrobras dispõe de terminais que operam com álcool, mas é necessário aumentar a capacidade de transporte até os portos e a estocagem, destacou. Esses alcooldutos, segundo o gerente, "estão sendo tocados pela Transpetro, a subsidiária na área de transportes".
Fonte:

Nenhum comentário: