sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Óleo vegetal puro não é biodiesel

Tecpar alerta:

A utilização de óleo vegetal, seja de soja, girassol ou qualquer outro, diretamente em motores do ciclo diesel, causa problemas que a maioria das pessoas desconhece. Isso porque biodiesel e óleo vegetal são dois produtos totalmente diferentes: o biodiesel é um óleo vegetal modificado por meio de uma reação química com álcool, e o óleo bruto sem tratamento adequado, ao ser usado, não é totalmente queimado e formam-se resíduos nos bicos injetores e em outras partes do sistema. O motor funciona, mas pode apresentar problemas ao longo do período de uso, e seu desempenho pode ficar prejudicado.

“Recebemos consultas de todo o Brasil sobre o uso de óleos vegetais em motores, e não sobre biodiesel”, afirma o gerente da Divisão de Biocombustíveis do Tecpar, Bill Jorge Costa. De acordo com o químico, muitos agricultores estão utilizando óleo vegetal em máquinas agrícolas e veículos utilitários, seja puro ou misturado com diesel comum, em alguns casos com a adição de álcool ou querosene. “É uma prática comum em vários estados por ser mais econômica, pois se torna mais barato para o produtor o óleo obtido em sua propriedade do que a compra de diesel nos postos. Entretanto a exigência de uma manutenção freqüente torna a prática mais onerosa”, completa Costa.

Para confirmar, o engenheiro cita um experimento tratando exatamente da aplicação de óleo vegetal em tratores, realizado na Alemanha, entre 2000 e 2005. Técnicos da Universidade de Rostok monitoraram 107 tratores fabricados em série e convertidos para uso de óleo de canola e realizaram testes com eles. Mesmo convertidos, 41% dos tratores (44 tratores) apresentaram avarias graves, com altos custos de manutenção. Atualmente, 29 tratores desse grupo continuam sendo movidos a óleo de canola, após a conclusão do projeto 15 unidades foram reconvertidas para uso de diesel convencional. Os demais 63 apresentaram pequenos problemas. A conclusão à qual os pesquisadores chegaram foi de que, nesse experimento, não foi possível obter um funcionamento dos motores sem avarias, independente de marcas e modelos.

Centro de Biocombustíveis A Divisão de Biocombustíveis do Tecpar presta serviços voltados ao controle da qualidade de biocombustíveis, combustíveis e lubrificantes derivados do petróleo, de acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo - ANP.

Buscando constantemente aprimorar seus conhecimentos, a equipe da unidade, com experiência e a tradição de mais de 20 anos de trabalhos realizados na área de biocombustíveis, pesquisa, desenvolve, analisa e testa combustíveis alternativos e de fontes renováveis, como os derivados de ésteres de óleos vegetais (biodiesel), e monitora o uso do MAD8, uma combinação de diesel, álcool e derivado do éster de óleo de soja, na frota cativa de transporte coletivo de Curitiba.

Além disso, encontram-se em desenvolvimento experimentos de uso e produção de hidrogênio a partir da biomassa de resíduos vegetais, etanol e água.

Fonte: Zoonews

Noticias relacionadas
Perguntas e Respostas sobre biodiesel: Óleo vegetal como combustvel
Mistura torna o biodiesel um perigo
USO DE ÓLEO BRUTO DE GIRASSOL EM MOTOR DIESEL
Assentados do pirituba produzem biocombustível

Nenhum comentário: