quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Produção de biodiesel vai quadruplicar

Investimentos de 52 novas usinas para os próximos dois anos somam cerca de R$ 800 milhões. O Brasil tem hoje projetos para produção diária de 9 milhões de litros de biodiesel, que vão demandar investimentos de R$ 800 milhões nos próximos dois anos, segundo estimativas da Safras & Mercado. O montante é mais de quatro vezes superior que a capacidade instalada hoje, sob a autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que é de 1,95 milhão de litros.

Do total de projetos previsto pelo mercado, 23 pedidos, que juntos estimam produzir 4,044 milhões de litros diários, já estão protocolados na Agência à espera de autorização para produzir.

Só de São Paulo são dez, que somam produção 1,2 milhão de litros por dia. O Rio Grande do Sul vem em segundo lugar com três projetos que reúnem capacidade de 820 mil litros, seguido por Goiás, com 708 mil litros por dia.

O estado de Mato Grosso, maior produtor nacional de soja, tem atualmente duas plantas de produção de biodiesel instaladas e autorizadas pela ANP. Juntas, somam o processamento de 186 mil litros diários e utilizam a oleaginosa na produção. Mais três aguardam autorização. Um de 80 mil litros e outros dois, de 10 mil litros cada.

O restante dos projetos totais previstos para o país está em "estado de espera", segundo o economista e analista de Biodiesel da Safras e Mercados, Miguel Biegai. Um dos motivos é a expectativa de que o governo federal aumente o incentivo do Selo Social, que reduz a incidência de Pis e Cofins na produção do biodiesel, proporcionalmente ao uso de matéria-prima adquirida da agricultura familiar.

Informações da Gazeta Mercantil

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS AMBIENTAIS - ECOPRESS

Nenhum comentário: