sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

MT ganha mais uma indústria de biodiesel

Depois de receber a primeira usina, inaugurada em novembro último no município de Barra do Bugres (168 Km a Médio-Norte da Capital), o Estado de Mato Grosso ganha mais uma indústria de biodiesel. Com previsão de inaugurar sua planta industrial no próximo mês de março no município de Campo Verde (131 Km ao Sul de Cuiabá), a empresa Biocamp pretende investir R$ 20 milhões no empreendimento e inicialmente produzir cerca de 50 milhões de litros de biodiesel, a partir de óleos vegetais e gordura animal, com perspectivas de atingir 100 milhões de litros em um ano de atividade.

Um dos itens que mais oneram a produção agrícola em Mato Grosso é o óleo diesel e, nesse contexto, o biodiesel vem para esse mercado como uma nova alternativa na redução das despesas finais. Para auxiliar no incentivo a novas iniciativas de produção de biodiesel no Estado, além das propostas encaminhadas ao Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), gerido pela Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), o Governo propôs a isenção de ICMS para operações de prestação de serviço daqueles produtores de soja ou girassol que queiram, por exemplo, beneficiar as oleaginosas em empresas processadoras de óleo.

A Sicme tem atualmente 14 projetos no Prodeic para a instalação de usinas de biodiesel em diferentes regiões do Estado, cuja previsão ao longo de suas implantações terão capacidade de produção de aproximadamente 836 milhões de litros do combustível, oriundos principalmente de óleos vegetais. Desses 14 projetos, o primeiro já concretizado foi a usina Barralcool, que passa a operar inicialmente com grão do soja e, posteriormente, com outras oleaginosas, como pinhão manso e girassol, também fornecidos por pequenos agricultores. A Biocamp é o segundo empreendimento beneficiado pelo programa de incentivos do Estado.
Fonte: SECOM-MT

Nenhum comentário: