terça-feira, 22 de maio de 2007

Vantagens da mamona e do girassol são apresentados em Ponte Preta

Aproximadamente 600 pessoas, entre técnicos e produtores, participaram do 1° Seminário Microrregional sobre Biodiesel realizado em Ponte Preta, na sexta-feira (18), onde foram repassadas orientações técnicas sobre o cultivo da mamona e do girassol. O evento, promovido pela prefeitura e Emater/RS-Ascar, contou com a presença do diretor técnico da Emater/RS, Paulo da Silva que esteve acompanhado do gerente regional, Theodoro Tedesco Neto, do prefeito Luis Carlos Parise, do supervisor da microrregional, Valdir Zonin, presidente do Sutraf Auto Uruguai, Ademir Lira, entre outros convidados. Na oportunidade, foi lançado o programa municipal de incentivo ao cultivo da mamona.

O agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Paulo Trierveiler, expôs o cultivo da mamona no município de Ponte Preta. Segundo ele, a expectativa é de que a próxima colheita supere os 1.500 quilos por hectares colhidos agora, desde que sejam tomadas algumas medidas de ajustes tanto no plantio quanto na colheita. Entre as vantagens da mamona, ele destacou o baixo custo, pouco uso de produtos químicos, facilidade na colheita, já que não há necessidade de máquinas e a resistência à seca. Entre os motivos que levaram Ponte Preta a implantar o girassol no município estão a parceria entre Brasil Ecodisel, Helianthus do Brasil, Cerealistas, disponibilidades de áreas ociosas (pós-colheita do milho), garantia de preços (contrato de compra e venda), variedades híbridas de ciclo curto e apoio técnico da Emater/RS-Ascar.

Logo em seguida, o agrônomo da Emater/RS-Ascar, do Regional de Passo Fundo, Cláudio Dóro, e o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e coordenador dos pólos de biodiesel e do selo Combustível Social para a região Centro-Sul, Roberto Terra, traçaram um panorama dos biocombustíveis no Brasil e no Rio Grande do Sul. De acordo com Dóro, os desafios são aumentar o rendimento das safras, fomentar os cultivos e integrar a cadeia produtiva.

O agrônomo da empresa Ecodisel, Leocir Zorteia, falou sobre o cultivo do girassol, destacando a experiência dos produtores de Ponte Preta. Ele chamou a atenção para que os produtores observem o período de plantio, que deve ocorrer no mês de agosto, e de colheita do girassol no início de dezembro. Doze produtores do município iniciaram o cultivo do girassol em Ponte Preta, com 95 hectares cultivados. Zorteia destacou o alto teor de óleo da planta que atinge entre 40% a 50%. Também orientou sobre espaçamento, umidade do grão para a colheita que deve ficar entre 14% e 16%, entre outras informações para o cultivo e colheita da cultura.

O produtor Cláudio Toldo relatou sua experiência com uma mini usina de biodiesel, com ênfase para custos e benefícios do equipamento.
Na parte da tarde, os participantes visitaram duas estações onde são cultivadas as referidas culturas, na comunidade de Souto Neto. As estações foram montadas na propriedade do produtor Sergio Botini, que cultiva um hectare de mamona e a outra na propriedade dos irmãos Bolis, onde são cultivados 3,3 hectares de girassol.

Fonte: Emater/RS

Nenhum comentário: