quinta-feira, 31 de maio de 2007

Cetec inaugura laboratório para aprimorar produção de biodiesel

Com planta piloto para produção de biodiesel, um reator (protótipo), laboratório de química, salas de apoio e de controle de planta, a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) – órgão do Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado - inaugura Laboratório de Biocombustíveis, em Belo Horizonte, na sexta-feira, 1º de junho, às 10h.

A planta piloto, que utilizará etanol, terá capacidade de produção de 1.000 litros por dia de biodiesel, possibilitando o aprimoramento do processo de fabricação pela rota etílica, de acordo com informações da assessoria de comunicação do governo de Minas Gerais. Entre os objetivos do laboratório estão a melhoria do rendimento da transesterificação e a obtenção de um produto de qualidade.

O Laboratório de Biocombustíveis foi montado com recursos, de aproximadamente R$ 1,3 milhão, provenientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O Cetec realiza trabalhos com biodiesel desde a década de 70 após a primeira grande crise do petróleo. Esse centro tecnológico integra, atualmente, o Programa Mineiro de Biodiesel – coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) -, trabalhando, por exemplo, no desenvolvimento da fabricação desse biocombustível a partir de oleaginosas com potencial de cultivo em Minas Gerais.

Fonte: ProCana

Nenhum comentário: