quinta-feira, 24 de maio de 2007

Anunciado o início das obras do “Gigante do Biodiesel” para o próximo mês

O Prefeito Toshio Misato juntamente como Presidente da Naturoil, Mário Multedo e a diretoria da Naturoil Combustíveis Renováveis S.A., anunciaram oficialmente ontem, 21, em entrevista coletiva concedida à imprensa, a instalação em Ourinhos da maior fábrica de Biodiesel da América Latina que pretende produzir 227 milhões de litros/ano.

Orgulhoso por nossa cidade ter sido escolhida para sediar este importante empreendimento, o que projetou Ourinhos em veículos de comunicação da região, do Estado, do país e do mundo, Toshio deu as boas vindas a empresa que já tem inclusive a licença ambiental pela CETESB (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental). O início das obras está previsto para começar, a pleno vapor, em menos de 40 dias com os trabalhos de terraplanagem.

Mário Multedo explicou que a planta de Biocombustível de Ourinhos vai utilizar uma tecnologia francesa que não deixa efluentes ou resíduos que possam denegrir o meio ambiente. "Nossa tecnologia é diferenciada, ela congrega toda a matéria-prima de óleo vegetal e também pode contemplar a utilização de sebo bovino, sendo que o único material oleaginoso que não seria adequado seria a mamona. A glicerina que iremos produzir tem a garantia de 98% no seu grau de pureza. Temos uma imensa preocupação em preservar a natureza e privar pelo padrão de qualidade da nossa produção, uma vez que esta planta de Biodiesel será a maior fábrica da América Latina e a 4ª maior do mundo, cuja previsão é estar em funcionamento entre maio e junho de 2008".

Numa escala de 200 mil toneladas de Biodiesel, a Naturoil será a primeira fábrica da América Latina a utilizar esta tecnologia de última geração. Inicialmente serão investidos 110 milhões de reais para a instalação da Naturoil, que vai gerar cerca de 350 empregos, entre diretos e indiretos, além de movimentar a área logística, hoteleira, alimentícia e comercial da cidade. "Pretendemos absorver a mão-de-obra qualificada dentro da região de Ourinhos, que terá todo suporte para a implantação da fábrica", disse Multedo.

O Prefeito Toshio frisou que o Biodiesel está hoje em evidência no mundo. "O fato da Naturoil ser hoje a maior fábrica do Brasil e estar sendo implantada em Ourinhos, tem repercussão nacional e mundial. O grande ganho para a cidade será a geração de impostos, tendo em vista o grande faturamento da empresa que gira em torno de 400 milhões de reais/ano. Isso deve dar um bom retorno de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), beneficiando o desenvolvimento econômico do nosso município".

A escolha por Ourinhos

Ourinhos foi escolhida entre quatro cidades, segundo o Presidente da Naturoil, Mário Multedo, por suas características como o entroncamento rodo-ferroviário, abundância em água e energia elétrica e por estar eqüidistante dos portos de Santos e Paranaguá e devido ainda a sua proximidade com as bases distribuidoras de combustível, o que facilitará e muito no escoamento da produção do Biodiesel. O empenho do Prefeito Toshio e do Governo do Estado, também foram preponderantes para o bom andamento das negociações.

A área da Naturoil foi doada pela Prefeitura Municipal, através da Lei Complementar nº 503, que autorizou a concessão do local para a instalação da fábrica em nossa cidade. A área que possui cinco alqueires (o que equivale a 121 mil m2), está localizada na Fazenda Furnas (proximidades do Kartódromo).

O Prefeito Toshio informou que a estrada de Guaraiúva, que dá acesso à área onde será instalada a Naturoil, receberá pavimentação asfáltica até maio de 2008, quando a fábrica entrará em operação.

Ampliação da Naturoil

Mário Multedo disse que em uma segunda fase a Naturoil tem como meta até o ano de 2010, a ampliação de sua produção para cerca de 500 milhões de litros, investindo nesta etapa, mais 400 milhões de reais. "Esta fase congrega sua instalação em três pilares importantes: uma planta de produção de etanol, numa empresa integrada de bioenergia; investimentos na área de infraestrutura e a duplicação da planta de Biodiesel".

A infraestrutura para o funcionamento e ampliação da Naturoil poderá contar com equipamentos desenvolvidos pelas empresas ourinhenses. "Tendo em vista que Ourinhos tem um excelente centro de indústrias Metal-Mecânica, congregamos a possibilidade de boa parte dos equipamentos serem adquiridos localmente no município, sempre que as tecnologias das plantas localizadas neste centro atenderem as necessidades do Projeto Naturoil", explicou o Presidente Multedo.

Conheça a Naturoil

A Naturoil foi criada em novembro de 2006 pela Associação da Enercon (20%), empresa do mercado de comercialização de pretóleo e derivados, comandada por Mário Multedo, com a espanhola Bionor (80%), uma das grandes produtoras européias de Biodiesel, subsidiária do grupo Cie Automotive (autopeças).

Veja Também: Naturoil (Ourinhos/SP)

Fonte: Assessoria de Imprensa da Pmo
da Agência de Notícia UDOP

Nenhum comentário: