quarta-feira, 23 de maio de 2007

Comunidades produzem energia elétrica com Biodiesel

Comunidades rurais ainda não eletrificadas já podem pensar em produzir sua própria energia elétrica, aderindo ao projeto de produção popular, que utiliza o biodiesel de mamona como combustível.

A experiência, já realizada em duas comunidades cearenses (Cacimbas – Pentecoste/CE e Serrinha de Santa Maria – Quixeramobim/CE), deve ser levada a todo Nordeste.

Todo o processo de produção da energia é realizado pelos próprios moradores da comunidade, que acompanham desde o plantio da mamona até a geração e distribuição de energia elétrica.

Handerzon Palma, integrante do IDER – Instituto de Desenvolvimento Sustentável & Energias Renováveis, conta que o projeto foi iniciado na comunidade da Serrinha de Santa Maria, localizada em Quixeramobim-CE.

Em Serrinha de Santa Maria, a energia elétrica foi fornecida para 26 residências, uma escola e um centro comunitário. Já em Cacimbas, onde o projeto se encontra na fase do plantio, a energia elétrica deverá beneficiar 20 famílias.

Handerzon explica que “A intenção é levar esse projeto para outras comunidades, não só do Ceará, mas de todo o Nordeste para que possa ser reaplicado em diversas localidades de forma auto-sustentável”.

Fonte:

Nenhum comentário: