Comunidades rurais ainda não eletrificadas já podem pensar em produzir sua própria energia elétrica, aderindo ao projeto de produção popular, que utiliza o biodiesel de mamona como combustível.
A experiência, já realizada em duas comunidades cearenses (Cacimbas – Pentecoste/CE e Serrinha de Santa Maria – Quixeramobim/CE), deve ser levada a todo Nordeste.
Todo o processo de produção da energia é realizado pelos próprios moradores da comunidade, que acompanham desde o plantio da mamona até a geração e distribuição de energia elétrica.
Handerzon Palma, integrante do IDER – Instituto de Desenvolvimento Sustentável & Energias Renováveis, conta que o projeto foi iniciado na comunidade da Serrinha de Santa Maria, localizada em Quixeramobim-CE.
Em Serrinha de Santa Maria, a energia elétrica foi fornecida para 26 residências, uma escola e um centro comunitário. Já em Cacimbas, onde o projeto se encontra na fase do plantio, a energia elétrica deverá beneficiar 20 famílias.
Handerzon explica que “A intenção é levar esse projeto para outras comunidades, não só do Ceará, mas de todo o Nordeste para que possa ser reaplicado em diversas localidades de forma auto-sustentável”.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário