segunda-feira, 21 de maio de 2007

Governador do Piauí quer transformar Congresso em oportunidade de negócios para o biodiesel

Definindo o 1º Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis como “oportunidade de ouro” para o Piauí, o governador Wellington Dias (PT) pediu ontem (17) total empenho do secretariado para a realização do evento em Teresina.

A recomendação foi feita durante reunião no Palácio de Karnak com a presença da equipe de governo e a comissão organizadora do congresso. O evento acontecerá de 11 a 15 de junho, no Rio Poty Hotel, com a presença de pesquisadores nacionais e estrangeiros, debatendo sobre fontes de energia renováveis.

Na reunião, o chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Valdemício Ferreira de Sousa, que preside a comissão do congresso, informou ao governador que já existem cerca de 500 inscritos, entre representantes de 20 estados brasileiros e participantes do México, Estados Unidos, Colômbia, Áustria e Índia.

O governador lembrou que a bioenergia é um tema da atualidade e espera que o evento seja uma grande oportunidade de negócios para o Estado. Na reunião, Wellington Dias pediu integração entre os órgãos do governo federal, estadual e municipal. “Temos que oferecer o máximo de informações sobre o Estado e se conseguirmos passar os dados de que o Piauí é uma boa oportunidade de pesquisa, de empreendimento, e de investimento no setor de biodiesel, já seria um bom passo”, afirmou o governador.

Ele disse que quer transformar o congresso em um “balcão do Piauí” com as mais variadas informações sobre áreas disponíveis para investimentos em biocombustíveis, preços de terras, incentivos do Estado, assistência técnica e infra-estrutura. O governador garantiu que o Estado dará toda a logística para a realização do evento como segurança dos palestrantes e público, além de atendimento médico para qualquer eventualidade.

O governador recomendou ainda aos secretariado para levarem técnicos bem preparados para “vender” as potencialidades do Estado na área de agroenergia e biocombustíveis. Ele disse também que não quer “ilha no evento” e que as instituições tem que perceber que é um “só Piauí” que deve ser apresentado aos investidores. Ele pediu que a equipe de governo elabore um material publicitário para distribuir aos congressistas.

LULA – Wellington Dias informou que esteve com o presidente Lula e ele informou que não poderá participar do congresso em Teresina, devido a uma viagem a Alemanha que fará na véspera do evento. O governador já entrou em contato com o vice-presidente José Alencar e está pré-agendada à sua vinda, além dos ministros Silas Rondeau (Minas e Energia), Dilma Rousseff (Casa Civil), Reinhold Stephanes (Agricultura) e representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis é uma realização da Embrapa, Governo do Piauí e Sebrae, em parceria com os governos do Maranhão, Tocantins, Banco do Nordeste e Codevasf. Mais informações através do site www.cpamn.embrapa.br ou o link www.agendapromocoes.com.br/agrobioenergia

Fonte:

Nenhum comentário: