sexta-feira, 25 de maio de 2007

Usina de biodiesel em Betin esta pronta para ser inaugurada


Com investimento estimado em R$ 40 milhões, a já considerada maior usina de biodiesel do país em capacidade instalada, construída pelo Grupo Bertin em Lins (SP), aguarda sua total liberação pela burocracia estatal para ser inaugurada.

A unidade opera há quase seis meses em caráter experimental. A princípio, a matéria-prima é o sebo bovino, mas também está previsto uso de oleaginosas conforme o aumento da demanda.

O sebo é fornecido por frigoríficos do próprio grupo Bertin e por outras empresas do ramo de carnes.

Segundo César Abreu, diretor industrial da Divisão Biodiesel do grupo, a planta montada em Lins pode comportar processamento diário de 300 toneladas de sebo bovino, com meta de 100 mil toneladas por ano. É o equivalente a 100 milhões de litros de biodiesel.

Esse volume é suficiente para atender a 14% do consumo nacional mediante adição, obrigatória a partir de 2008, de 2% ao óleo diesel. O restante será reservado para consumo próprio pelas empresas do Grupo Bertin.

Abreu informa que o Bertin utilizou capital próprio e recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Com exceção de alguns instrumentos eletrônicos, os equipamentos da usina foram fabricados no Brasil.

“Estamos aptos a operar com 100% de sebo bovino ou 100% de oleaginosas [soja, algodão, amendoim, girassol]” explica Abre. “E ainda a fazer mistura de sebo bovino com oleaginosas em proporções variadas”, completa o diretor industrial da Divisão Biodiesel.

O Bertin só deve definir a data de inauguração quando tiver confirmada a presença de autoridades federais, como o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Perfil do conglomerado

* Operações diversificadas
O Grupo Bertin é uma holding (companhia que controla outras), de capital 100% nacional, que atua em agropecuária, alimentos, biodiesel, couros, cosméticos, equipamentos de proteção individual, higiene e limpeza, produtos pet e sistemas de higienização. A matriz está em Lins

* 30 anos, 30 unidades
O conglomerado opera ainda em construção civil, energia elétrica, concessões de rodovias e de saneamento básico, contando, também, com um resort. Com 30 anos de atuação, possui 30 unidades espalhadas pelo pais que geram 30 mil empregos. Suas atividades estão voltadas ao mercado interno e a mais de 80 países nos cinco continentes

* Adição obrigatória
O mercado brasileiro vai comercializar óleo diesel com 2% de biodiesel. A adição é medida obrigatória que deve entrar em vigor em 2008. O biodiesel poderá ser produzido com sebo bovino ou qualquer outra gordura animal, soja, algodão, milho, amendoim, girassol, gergelim, mamona, pinhão-manso

Fontes: Grupo Bertin e BOM DIA

Unidade impulsiona economia da região
O diretor industrial do Grupo Bertin, César Abreu, afirma que a usina de biodiesel de Lins implica multiplicação da oferta de emprego e renda e crescimento econômico em setor já consolidado em outros países.

Outro benefício apontado pelo executivo é o desenvolvimento sustentável, com medidas como redução da emissão de gases poluentes e ganho em crédito de carbono do Tratado de Kyoto.

Fonte:

Nenhum comentário: