segunda-feira, 21 de maio de 2007

Indonésia pede a governo uso obrigatório de Biocombustíveis

A Associação de Produtores de Biocombustíveis da Indonésia pediu ao governo que torne obrigatório o uso de biocombustíveis para ajudar os produtores a reduzirem as grandes perdas que estão sofrendo, por causa dos preços elevados de matérias-primas como óleo de palma bruto, segundo a edição de hoje do jornal Jakarta Post.

O jornal cita Paulus Tjakrawan, da Associação de Produtores de Biocombustíveis da Indonésia, dizendo que o país pode introduzir uma política semelhante à adotada pelas Filipinas, que no ano passado aprovou uma lei ordenando que varejistas de combustíveis misturem 1% de biocombustível a todo o diesel vendido no país.

A Indonésia espera produzir 600 mil toneladas de biocombustível este ano, e o governo pretende posicionar o país como um líder global na exportação do produto para oferecer emprego para a população rural pobre e diminuir a quase total dependência dos combustíveis fósseis. Mas o preço de matérias-primas para produção de biocombustíveis, como óleo de palma, tem avançado fortemente nos últimos meses em virtude da crescente demanda pelos setores de óleos comestíveis e de energia.

Incentivo

A empresa estatal Pertamina afirmou na semana passada que irá descartar seu negócio de biocombustível até o fim deste ano, já que ele gerou perdas de US$ 1,8 milhão no ano passado por causa do aumento dos preços do etanol e do óleo de palma. A associação pediu ao governo que ofereça incentivos nos impostos a produtores de biocombustível. O governo prometeu alocar mais de 10 trilhões de rúpias indonésias para produtores do setor este ano. As informações são da Dow Jones.

Fonte:
da Agência de Notícia UDOP

Nenhum comentário: