segunda-feira, 21 de maio de 2007

Cooperativa inaugura usina de biodiesel em Campos de Júlio

A Cooperativa Agroindustrial do Parecis (Coapar) inaugurou, na tarde de sexta-feira (18.05), no município de Campos de Júlio (553 km de Cuiabá), sua primeira usina de biodiesel. De acordo com Allan Guerra, presidente da cooperativa, o investimento na construção da usina é de R$ 2 milhões. A produção está estimada em 20 mil litros por dia.

A Coapar foi fundada em 4 de maio de 2005, e tem como objetivo fomentar a união dos produtores para agregação de valor e produção de biodiesel, ração e óleo vegetal, a partir do girassol. Trinta produtores da região fazem parte da Coapar, que espera ter mais pessoas se associando nos próximos anos.

O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso, Neldo Egon Weirich, participou da inauguração da usina, em evento que também contou com a presença do deputado federal Homero Pereira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), do prefeito José Odil da Silva, autoridades políticas locais, comerciantes, além da diretoria e cooperados da usina. No período da noite o secretário participou de uma reunião na cidade de Comodoro e sábado em esteve em Sapezal.

Em seu discurso, o secretário Neldo Egon exaltou a iniciativa dos produtores e, também, dos políticos locais pela iniciativa da viabilização de uma industria de tamanha importância. “Essa usina com certeza vai contribuir com o desenvolvimento rural em Campos de Júlio e região. E, se o pequeno produtor tiver o incentivo de plantar o girassol para vender para a cooperativa, a meta do governo do Estado, que é de promover o desenvolvimento da agricultura familiar, estará sendo alcançada. A Seder, juntamente com suas empresas vinculadas, está à disposição para dar apoio no que for preciso para que esse projeto ganhe maiores proporções”, disse o secretário.

O deputado federal Homero Pereira também falou às pessoas que estavam na solenidade de inauguração e se disse orgulhoso da presença do secretário Neldo em Campos de Júlio. “A presença do secretário de Estado responsável pela pasta da agricultura num evento como esse prova que o governo realmente está preocupado e quer o desenvolvimento regional de Mato Grosso. Uma usina como essa é uma ótima solução econômica para a agricultura mato-grossense, que tem aprendido, com a crise dos últimos anos, a se diversificar”, analisou o deputado.

Comodoro

O secretário Neldo Egon aproveitou a viagem a Campos de Júlio para atender a reivindicação dos produtores e políticos de Comodoro (644 quilômetros de Cuiabá), que pediram a presença dele naquele município. Ainda na sexta-feira à noite, ele esteve na prefeitura onde participou de uma reunião, com vice-prefeito, vereadores e produtores rurais.

Na reunião, foi pedido ao secretário apoio à regulamentação da documentação de terras de pessoas que estão há mais de 20 anos em suas propriedades, bem como apoio técnico a cadeia do leite, predominante na região e praticada por famílias de assentados. “É importante sabermos das dificuldades de cada município, vamos sim ver o que pode ser feito para solucionar esses problemas e, com certeza, daremos uma resposta no menor tempo possível”, disse Neldo Egon, que no sábado (19.05) ainda foi a Sapezal (480 quilômetros de Cuiabá).

Fonte: SECOM

Nenhum comentário: