segunda-feira, 28 de maio de 2007

Sudoeste do PR investe na produção de girassol para biodiesel


A cultura do girassol está sendo reinstalada no Paraná e no país. Para incentivar o cultivo na região Sudoeste, um dia de campo foi promovido em Pato Branco na sexta-feira (25-05), na propriedade de Ildo Battisti, na Linha São Pedro de Alcântara.

O fomento está surgindo com a parceria da distribuidora de híbridos, Helianthus Sementes, a empresa produtora de biodiesel, Brasil Eco-diesel e a Soloceres Agropecuária.

O representante da Helianthus Sementes, Ilton Pereira lembra que há dez anos houve um fomento na produção, mas havia problemas de doenças, variedades e faltava tecnologia. “Hoje nós estamos reintroduzindo a cultura, fazendo fomento, porque o biodiesel vai ser basicamente fundamentado na cultura do girassol, que produz de 40% a 50% de óleo. As indústrias de biodiesel estão buscando fazer o fomento da cultura do girassol, para poder servir de matéria prima”.

Pereira explica que da produção do óleo é feito o biodiesel. Ao extrair o óleo vai gerar o farelo, que é altamente nutritivo para ração de animais, tanto para bovinos quanto para aves e suínos. O representante oferece uma semente híbrida de ciclo pequeno, em torno de 120 dias no inverno e 110 dias no verão, bem adaptado à região. “Pode ser plantado tanto em janeiro e fevereiro, que é safrinha, como pode ser plantado em julho e agosto”, explicou.

Fonte: Diário do Sudoeste

Nenhum comentário: