terça-feira, 22 de maio de 2007

Unigran mostra a tecnologia do biodiesel na Expoagro

Durante toda a 43ª Expoagro, a Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) mantém um estande especificamente para a divulgação da tecnologia do biodiesel. A Unigran pesquisa o biodiesel há três anos e meio. Este ano, a novidade do estande é a apresentação das primeiras pesquisas sobre o pinhão-manso, uma nova planta usada para extrair o biodiesel, mas que se tem muito pouca informação sobre ela.

De acordo com Mário De Dea, responsável pelo projeto de biodiesel do Centro Universitário, as visitações ao estande estão regulares até agora, mas devem crescer esta semana, sobretudo de grupos de estudantes. “70% das pessoas que visitam o estande estão interessadas em saber como é o processo de fabricação do biodiesel, do plantio da oleaginosa, até a moagem e operação final”, diz.

O propósito do estande é divulgar a tecnologia do biodiesel para os produtores rurais e estudantes. Na fazenda escola da Unigran, segundo Mário, são pesquisadas todas as culturas das quais se pode extrair o óleo. A novidade é o pinhão-manso. “Em termos de Brasil não existe dados precisos sobre esta cultura, sobre a produtividade e doenças, por exemplo”, lembra o pesquisador. A Unigran mantém na fazenda uma área de plantio de 5 hectares com a nova cultura.

Ele destaca a produção de biodisel como importante, devido a sua agregação de valor. “O pinhão-manso, por exemplo, é colhido à mão; ele pode ajudar a gerar empregos e segurar o homem no campo”, lembra.

Mário e a equipe da Unigran estão disponíveis durante toda a exposição para falar sobre o biodiesel e mostrar as novidades sobre as culturas e o processo de produção.

Fonte: Dourados news

Nenhum comentário: