terça-feira, 22 de maio de 2007

Espanhóis planejam investir mais na Bahia

As boas intenções deram o tom dos discursos do governador Jaques Wagner e do vice-presidente executivo do Instituto Espanhol de Comércio Exterior (ICEX), Ángel Martín Acebes, nesta segunda-feira, na abertura do fórum de investimentos e cooperação empresarial hispano-brasileiro, em Salvador.

O fórum inaugura a segunda onda de investimentos espanhóis no Estado. Os empresários têm pretensões de atuar em grandes obras de infra-estrutura e em biodiesel, apostando nas áreas de agronegócios e maquinário para indústria agrícola, saneamento, energia, meio ambiente, imobiliária, engenharia, química, tecnologia da informação. Eles querem também dar continuidade aos investimentos em turismo no litoral baiano.

O governador Jaques Wagner declarou ter pressa na celebração dos acordos e garantiu que qualquer negociação deverá considerar a preservação do meio-ambiente. “Esse processo tem que ser rápido porque tenho pelo menos quatro anos do primeiro mandato para realizar os projetos. A Bahia tem enorme carência na área de saneamento básico”, afirmou.

A construção de uma ferrovia para interligar o extremo oeste ao leste do Estado é um desejo de Wagner. “A ferrovia é meu sonho. Temos no oeste, sobretudo em Caetité, produção de soja, algodão e café, e futuramente álcool, que precisa ser escoada para o oceano atlântico, para exportação. Sabemos que a Espanha tem intenção de ter um porto pesqueiro de apoio e a Bahia reúne condições para isso”, comentou Wagner.

Leia mais na edição desta terça-feira no Jornal A TARDE

Nenhum comentário: