quinta-feira, 31 de maio de 2007

Miniusina de biodisel desperta interesse internacional


A miniusina de biodiesel, desenvolvida por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), continua atraindo o interesse de comitivas internacionais. Em menos de uma semana, entre os dias 24 e 29 de maio, a Embrapa recebeu, em Brasília/DF, coreanos, chilenos, argentinos e uruguaios.

Uma comitiva da Embaixada da República da Coréia esteve na Embrapa para obter informações sobre matérias-primas voltadas para a produção de energia adaptáveis ao seu país. O chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Eurípedes, apresentou a palestra Culturas para energia no Brasil e acompanhou os representantes da Agência de Desenvolvimento Rural (RDA) da Coréia, Yeong Ho Lee, Gunhwa Kim e Kim Su-Gul e a conselheira da Embaixada, Dong Won Park, na visita à miniusina.

A explicação sobre o funcionamento do protótipo que transforma óleo vegetal em combustível, por meio do processo de craqueamento, foi feita pelos técnicos da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), Jairo Dolvim Dantas e Roberto Vieira.

Procisur
Na última quinta-feira, 24, membros do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico, Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur) se reuniram com representantes da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Embrapa para discutir novas áreas de atuação para fortalecer a cooperação regional e se interessaram pela miniusina de biodiesel.

O diretor nacional do Instituto de Investigações Agropecuárias (INIA), o chileno Leopoldo Sáchez Grunert, ficou impressionado com a possibilidade de produzir combustível a partir de grãos como dendê e mamona oferecida pelo equipamento. A comitiva do Procisur, integrada também pelo argentino Emilio Ruz-Jerez e pelo uruguaio Pablo Chilibroste, foi recepcionada pelo gerente-adjunto de Semente e Mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Andrade.

A miniusina, voltada para a agricultura familiar, pode produzir até 800 litros de biodiesel a partir de oleaginosas, transformando a matéria-prima dentro da propriedade para movimentar tratores, equipamentos de irrigação e motores de barco, geradores de energia, por exemplo. O equipamento, ainda em fase de testes, poderá viabilizar a inclusão social de pequenos agricultores e de comunidades isoladas.

Fonte:

Nenhum comentário: