terça-feira, 22 de maio de 2007

Projeto de biodiesel da Afubra entra em nova etapa

O projeto de pesquisa da cultura do girassol para produção de biodiesel e uso da torta para alimentação animal, desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos Rurais e prefeituras municipais, entra em nova etapa.

Nos próximos dias, conforme revela o vice-presidente da Afubra, Heitor Álvaro Petry, uma máquina de extração do óleo, desenvolvida em São Luiz Gonzaga, vai chegar na estação experimental da entidade, visando o beneficiamento dos grãos colhidos junto às lavouras experimentais.

Na semana passada, o dirigente, acompanhado do coordenador técnico do projeto Marco Dornelles e dos técnicos agrícolas Nataniel Sampaio e Iara Koeppe, esteve no município, participando de encontro sobre bioenergia e para verificação do funcionamento da máquina.

Mesmo que o tema esteja muito presente, Petry enfatiza que para produzir biodiesel, ainda há muita necessidade de desenvolvimento e de pesquisa, tendo em vista a grande carência de máquinas e equipamentos para processamento dos grãos. “A extração do óleo é apenas uma etapa, resta ainda a produção do biodiesel”, lembra.

No momento, a Unisc está desenvolvendo um protótipo de usina de produção, através do processo de transesterificação a partir do óleo vegetal, cuja conclusão é aguardada para breve. Além disso, a Afubra mantém contatos com empresa de São Paulo. O projeto paulista parte da adição de elementos químicos ao óleo vegetal, visando transformá-lo em biodiesel.

Por outro lado, Petry enfatiza que a medida em que for extraído o óleo, já poderá ser utilizada a torta de girassol para as experiências em alimentação animal, parte que também integra a pesquisa.


EXPERIMENTOS

Mesmo diante dos avanços, Petry ressalta que o projeto é de pesquisa. “Não podemos nos iludir achando que agora o biodiesel, oriundo do girassol, será a grande solução”, diz. Para o dirigente, primeiro é necessário levantar dados e números. “Antes de incentivar os agricultores a plantar, é preciso conhecer os resultados e é isto o que a Afubra está fazendo, com muita responsabilidade. O biodiesel é assunto novo, diferente do álcool, que tem mais de 20 anos de história”, completa.

LAVOURAS

O desenvolvimento das lavouras experimentais, revela o dirigente, foram satisfatórias, com níveis de produtividade razoáveis. Quando a máquina oriunda de São Luiz Gonzaga estiver em operação, a Afubra pretende promover encontro com os parceiros do projeto, inclusive os agricultores, visando pleno conhecimento do andamento do processo.

Fonte: Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra)

Um comentário:

Anônimo disse...

vc sabe me informar sobre alguma feira de Biodiesel em Bsb?
Grata,
Vera