quarta-feira, 23 de maio de 2007

Brasil e Senegal assinam quatro acordos de cooperação

Os governos do Brasil e do Senegal firmaram quatro acordos hoje (16), por ocasião da visita do presidente senegalês, Abdoulaye Wade. Um dos acordos complementa a cooperação já existente para a produção de biocombustíveis. O ajuste visa capacitar técnicos senegaleses para a produção de álcool de cana-de-açúcar e também biodiesel.

“Sob a liderança do Senegal, queremos levar essa iniciativa para os demais países africanos não produtores de petróleo, reunidos na chamada OPEP Verde”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A produção de energia alternativa a partir da biomassa valoriza algo de que dispomos em abundância: sol, terras aráveis e criatividade. Os biocombustíveis oferecem oportunidade extraordinária para gerar empregos e renda de forma sustentável na agricultura”, completou.

Por sua vez, Wade, que preside a “OPEP Verde”, disse que a produção de biodiesel na África é inspirada na experiência brasileira. “Os biocombustíveis vão promover uma revolução no continente”, disse.

Outro acordo visa facilitar rotas aéreas entre os dois países. Para o presidente Lula, o acordo vai estreitar a cooperação com os senegaleses e outros países africanos. “Enquanto for mais fácil a um empresário brasileiro ir à Europa ou aos Estados Unidos, ele não irá fazer negócios na África. O mesmo vale para o empresário senegalês. Não podemos falar em integração Sul-Sul quando só chegamos a outro país do Sul passando por um do Norte”.

Os governos intensificaram ainda cooperação na pecuária de leite e carne e combate ao gafanhoto, praga que atinge as plantações no Senegal.


Fonte:
da Agência de Notícia UDOP

Nenhum comentário: