A parceria da Embrapa, com o empresário Itamar Tadeu Godoy e a empresa Metal Brasil permitiu que fosse construída a máquina esmagadora de mamona, girassol, soja, amendoim e outras oleaginosas para produzir óleo vegetal que servirá de base para biodiesel. A esmagadora tem custo de R$ 45 mil e já é comercializada nos assentamentos para geração de renda. O Banco do Brasil financia o equipamento, mediante apresentação de projeto.
Segundo Itamar, a máquina pode virar 24 horas trabalhando. Para se ter uma idéia, em uma hora, esmaga 200 kg de soja que rende 24 kg de óleo. O farelo – que ainda retém cerca de 6% de óleo – é destinado à nutrição animal dentro do próprio assentamento ou para comercialização, gerando renda. O rendimento de 250 kg de girassol em uma hora é de 80 kg de óleo. Itamar é o sócio-proprietário da empresa Tangará, que revende a máquina esmagadora.
A Associação dos Agricultores do Município de Terenos já adquiriu duas máquinas com financiamento do Banco do Brasil. O Banco do Brasil financia por meio do projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Existe verba para montar 42 DRS - faltam os projetos, que precisam ser elaborados pelos assentamentos.
Fonte: Correio do Povo
Da
Nenhum comentário:
Postar um comentário