segunda-feira, 28 de maio de 2007

Malásia e Indonésia confirmam uso de 12 mi de toneladas para biodiesel


Os governos da Malásia e da Indonésia reiteraram hoje que cada país irá destinar 6 milhões de toneladas de óleo de palma por ano para a produção de biodiesel, mas reconheceram que estão longe de atingir a meta.

A locação anual combinada de 12 milhões de toneladas pelos dois maiores produtores mundiais de óleo de palma foi anunciada em 2006, quando o entusiasmo pelo biodiesel estava no auge. Mas, desde então, os preços do petróleo recuaram de suas máximas, enquanto os do óleo de palma avançaram para máximas de nove anos, colocando em risco muitos projetos de biodiesel.

Após um encontro hoje entre representantes dos dois governos, ficou decidido que os países irão manter a alocação, apesar de dúvidas sobre o futuro do biodiesel. "Estamos longe de alcançar 6 milhões de toneladas. O que estamos dizendo é que 6 milhões são nosso compromisso. O resto cabe ao setor privado", afirmou Peter Chin, do governo da Malásia. "Se os preços atuais do óleo de palma são considerados altos demais, então os fabricantes terão que tomar suas próprias decisões comerciais quanto a continuarem ou não", acrescentou ele.

A Malásia aprovou mais de 90 projetos de produção de biodiesel, mas até agora apenas seis deles estão em operação, com uma produção combinada de 107.000 toneladas nos três primeiros meses de 2007, segundo autoridades. As informações são da Dow Jones.

Fonte:

Nenhum comentário: