segunda-feira, 21 de maio de 2007

Indústrias de Biodiesel

A empresa Brasil Ecodiesel recebeu na terça feira a licença de operaçao da Fundaçao Estadual de Proteçao Ambiental para instalar uma usina de biodiesel em Rosário do Sul.

A capacidade produtiva mensal será de 10,8 milhoes de litros de biodiesel metílico ou 7,56 milhoes de litros de biodiesel etílico 1,5 milhao de litros de glicerina, 200 mil kg de ácidos graxos e 15 mil kg de sais. O empreendimento, localizado no quilômetro 488 da BR 158, terá 29.367,02 m2 de área útil e 66 funcionários. A primeira empresa gaúcha a obter a LO foi a Oleoplan, de Veranópolis, em março, para a extraçao de óleos vegetais e produçao de biodiesel. O empreendimento tem capacidade de processamento mensal de 15 mil toneladas de soja, 2.700 t de óleo vegetal bruto, 10.500 t de farelo de soja, 800 t de cascas de lecitinas, 8.200 t de biodiesel e 900 t de glicerina.

Em Porto Nacional é a quarta unidade da Brasil Ecodiesel a entrar em operaçao. As demais fábricas de biodiesel da companhia ficam em Floriano (PI); Crateús (CE) e Iraquara (BA). Até o fim de 2007, a Brasil Ecodiesel colocará mais tres fábricas em funcionamento: Rosário do Sul (RS), Itaqui (MA) e Dourados (MS), quando alcançará capacidade total de produçao de 757 mil metros cúbicos de biodiesel/ano.

Em Porto Nacional, mais de 300 famílias já produzem mamona e outros 6.800 produtores de todas as regioes do Estado já se cadastraram junto a Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento - interessados em produzir a oleaginosa. O incentivo é do governo do Estado e da maior produtora de biodiesel do Pais, a Brasil Ecodiesel, que está implantando uma indústria em Porto Nacional.

Em agosto do ano passado, foi notificada a construçao da fábrica de biodiesel da Archer Daniels Midland Company (ADM), antes mesmo de a empresa assumir a autoria do empreendimento. A usina está em fase de obras, sendo instalada anexo a unidade de esmagamento de soja da empresa em Rondonópolis (MT).

Atualmente, a maior indústria de biodiesel do planeta opera em Hamburgo, na Alemanha, e também é controlada pela ADM. A unidade européia produz diariamente 300 toneladas de combustível vegetal. A usina de Rondonópolis terá volume de produçao 66% superior, com fabricaçao de 500 toneladas do produto por dia. Os investimentos da multinacional na cidade somam R$ 70 milhoes. O início das atividades da usina está programado para acontecer ainda este ano, provavelmente no próximo mes. Rondonópolis disputou os investimentos da fábrica com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás.

A Biocar, primeira usina de produçao de biodiesel do Mato Grosso do Sul, localizada no Distrito Industrial de Dourados, deverá ser inaugurada em junho.

A primeira usina de produçao de biodiesel do Mato Grosso do Sul deverá ser inaugurada em junho. Localizada no Distrito Industrial de Dourados, está com suas instalaçoes prontas, dependendo apenas do licenciamento ambiental a ser expedido pelo Instituto de Meio Ambiente do Estado (Imasul).

A usina de pequeno porte produzirá 30 mil litros/dia de biodiesel a partir de graxa bovina, fornecida por frigoríficos, e do girassol, numa proporçao de 50% na mistura. A proposta é estimular o plantio desta cultura por agricultores familiares e assentados.

No Brasil temos entorno de 130 usinas de Biodiesel.

AC (1), AL (1), AM (1), BA (10), CE (6), GO (10), MA (2), MT (21), MS (5), MG (15), PA (1), PB (1), PR (16), PE (4), PI (1), RJ (2), RN (2), RS (5), RO (1), RR (1), SC (4), SP (16), TO (3)

Deste volume quase 41% (53 usinas) esta ainda em planejamento, 15% (20 usinas) já esta produzindo, 19% (25 usinas) esta sendo construindo e quase 10% esta sem produçao.

Fonte:

Nenhum comentário: