quinta-feira, 24 de maio de 2007

Criador do Pró-alcool prefere óleo vegetal a biodiesel

O criador do programa Pro-álcool e presidente da oscip Instituto do Sol, José Walter Bautista Vidal, defendeu há pouco a utilização de óleo vegetal em motores, em detrimento do biodiesel.

Vidal afirmou que o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel traz em sua concepção um "equívoco gravíssimo", que consiste em buscar tecnologia para retirar a glicerina do óleo vegetal. Ele explicou que o governo quer retirar o componente porque os motores produzidos pela Mercedes-Benz utilizados no País operam com temperaturas muito baixas e não conseguem queimar a glicerina. "Temos que usar o óleo. Parê que buscar produzir o biodiesel, se isso encarece o processo e o óleo é melhor?", questionou. Segundo ele, já existe tecnologia para usar o óleo vegetal em diversos motores.

Ele também ressaltou que o Brasil precisa assumir "sua vocação para ser o grande produtor de energia líquida renovável [como álcool e óleo vegetal] para abastecer o mundo". Segundo ele, o País é o único no mundo que tem condições para evitar uma guerra mundial pelo petróleo, pois possui dimensão continental, sol, água, a maior fronteira agrícola e a melhor tecnologia para produção de energia limpa.

José Walter Bautista Vidal participa de audiência pública promovida pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional para discutir as ações do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel.

Fonte: MS Noticícias

Nenhum comentário: