terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Pinhão-manso é a mais indicada para a obtenção do Biodiesel

Segundo especialistas do mercado de biodiesel, o pinhão-manso é a planta mais indicada para a produção do óleo (50%) e o subproduto (torta) produz energia. Além disso, a vantagem do pinhão-manso supera a de outras culturas, entre elas, destacam-se a produção em terras menos férteis, produz mudas com facilidade e é uma planta rústica.

Segundo dados pesquisados sobre a planta, a produção de biodiesel é superior à da soja, mamona e outras culturas. Além disso, emprega mão-de-obra sem qualificação e gera empregos na zona rural. Já o subproduto da planta é um adubo rico em nitrogênio, fósforo e potássio, e decomposto em biodigestores, produz gás e gera calor e energia elétrica.

Outra vantagem na produção do pinhão-manso é a recuperação de solos degradados e produz 120 dias após o plantio. A colheita dos frutos é em torno de seis meses, porém, pode ser antecipada se a plantação for irrigada. Além disso, o pinhão pode ser plantado em consórcio com a seringueira ou hortigranjeiros e também não há a necessidade de derrubar todas as plantas nativas. Os pequenos proprietários rurais podem obter renda extra com o cultivo.

O óleo produzido pela planta também pode ser utilizado no combate à mosca do chifre e como repelente a insetos em pomares. A produção é de cinco toneladas por hectare; 1,65 mil litros de óleo e 3,2 toneladas de torta. O biodiesel gerado não contém enxofre, polui 80% menos que o biodiesel derivado de petróleo e sequestra cerca de oito quilos de carbono, por planta, ao ano.

O investimento na produção é baixo e além disso, podem ser instalados apiários próximos às plantações. A produção de mel é de 20 a 40 quilos por hectare, sua produtividade aumenta com o consórcio com abelhas, já que a polinização de suas flores é cruzada e o mel de suas flores tem propriedades medicinais.

Se for plantado com espaçamento de 20 cm, serve de encerra para porcos e divisões de pastos substituindo a cerca de arame. Também serve de quebra-vento e seus galhos podem ser transformados em celulose. Além disso, os pássaros e os animais não comem suas sementes. (VH)
Fonte: Maracaju News

Nenhum comentário: