sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Zimbabwe abre fábrica de biodiesel

Harare, Zimbabwe (PANA) - O Zimbabwe abriu quinta-feira uma fábrica de biodiesel para a produção local de combustível, uma medida tida pelas autoridades como um meio a longo prazo de reduzir a dependência do país das importações petrolíferas.

A fábrica, construída na capital zimbabweana, Harare, é uma "joint venture" entre o Zimbabwe e a Coreia do Sul, que forneceu igualmente a tecnologia.

Ela vai permitir transformar em combustível diversos produtos agrícolas, como sementes de algodão e de soja.

O Zimbabwe sofre há vários anos de penúrias de combustível crónicas como consequência da falta de divisas para importar este produto em quantidades suficientes.

O aumento recente dos preços do petróleo no mercado internacional agravou as penúrias de combustível no país.

De acordo com fontes oficiais, a fábrica não vai permitir satisfazer imediatamente as necessidades nacionais em combustível, mas "marca o início do fim das importações de combustível no Zimbabwe".

"Estamos muito entusiastas face a este desenvolvimento que marca o início do fim das importações de combustível no Zimbabwe e o começo da segurança energética para o país", declararam as fontes.

Elas não precisaram a quantidade de combustível a ser produzida, mas disseram que a produção inicial seria suficiente para satisfazer as necessidades do sector agrícola.

Biliões de dólares zimbabweanos foram investidos neste projecto realizado em três anos.

Harare - 16/11/2007

Fonte:

Nenhum comentário: