quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Brasil é palco do XXI Congresso Latino-americano de Óleos e Gorduras

Um dos focos do XII Congresso Latino-americano de Óleos e Gorduras, maior evento da América Latina do setor, que acontece de 12 a 14 de novembro no Brasil, em Florianópolis-SC, é o biodiesel sobre o qual serão abordados desde o processo de produção, novas tecnologias e matérias-primas. O programa do evento inclui desde palestras, workshops e plenárias até sessões de pôsteres oferecidos por especialistas brasileiros e estrangeiros da área de óleos e gorduras. Segundo Renato Dorsa, gerente de Novas Tecnologias e Desenvolvimentos da Westfalia Separator do Brasil, este Congresso destaca-se por apresentar as técnicas de processamento mais atuais voltadas para o setor de óleos vegetais.

No evento mais esperado do ano, em palestra Renato Dorsa falará sobre a aplicação do sistema de pré-tratamento com neutralização alcoólica (Eco-neutralização) em plantas de biodiesel. Alguns diferenciais desta tecnologia são: não gera efluentes, possibilita menor consumo de utilidades e insumos, assim como o menor custo de produção. Além da geração de sub-produtos de maior valor agregado, tais como ácidos graxos, utilizados pela indústria automobilística, na forma de tintas automotivas.

O Congresso Latino-Americano de Óleos e Gorduras contará com mais de 60 palestras, a exposição de 150 pôsteres e 15 comunicações orais, selecionados pela comissão científica. Além do foco no biodiesel, serão abordados outros assuntos interessantes como a reutilização os óleos utilizados nas cozinhas, os efeitos e benefícios das gorduras na alimentação, entre outros. Entre eles os pesquisadores participantes estão: Alejandro Marangoni (Canadá), Carmen Dobarganes (Espanha), Alfonso Valenzuela (Chile), Jane Mara Block (UFSC-Brasil) e Daniel Barrera-Arellano (UNICAMP-Brasil).

Em paralelo ao Congresso acontece a maior feira latino-americana do setor que conta com a participação das empresas mais reconhecidas dos segmentos de equipamentos, tecnologia, insumo e serviços. Dentre os expositores está Westfalia Separator do Brasil. A expectativa dos organizadores é reunir 600 participantes no congresso e outros 400 na feira diariamente. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras Vegetais e Seção Latino-americana da American Oil Chemists’ Society (LA-AOCS), é uma ótima oportunidade para conhecer as últimas novidade e tendências para a área.

Serviço:

XII Congresso Latino-americano de Óleos e Gorduras

http://www.oleosegorduras.org.br/xiicongresso

Data: 12 e 14 de novembro

Local: Centro de Convenções Centro-Sul, Florianópolis-SC

Inscrições on-line


Sobre a Westfalia Separator do Brasil (www.westfaliaseparator.com.br)

A empresa pertence ao grupo alemão GEA, líder mundial em equipamentos industriais, cujo faturamento anual gira em torno de 5 bilhões de euros. A Westfalia oferece soluções de engenharia de projetos e processos para o desenvolvimento e implementação de unidades completas para a produção de biodiesel - plantas industriais capazes de produzir até 300 mil toneladas por ano. A equipe da Westfalia Separator do Brasil, com 35 anos de experiência no processamento de óleos vegetais, também responde pelo desenvolvimento e implementação de plantas de alta-tecnologia para a produção de biodiesel em toda a América do Sul. A empresa é reconhecida pela qualidade e agilidade de seus serviços de pós-venda.

Contatos para a imprensa: Valence imagem corporativa

Alessandra de Falco – jornalista@valence-br.com.br – 19 3579.5466 / 19 9111.9661

Nenhum comentário: