quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Etanol e biodiesel do Brasil entram na mira de fundos australianos

A Austrália está descobrindo o etanol e o biodiesel brasileiros. Um grupo de cinco empresas de hedge fund do país oceânico, lideradas pela Paradice, desembarcou no Brasil na semana passada para rastrear o mercado.

Ciceroneadas pelo Credit Suisse, negociam parceria com a Cosan, a Agrenco, da Holanda, e a gaúcha SLC em novos empreendimentos para a produção de combustíveis renováveis, o que inclui acordos societários de diversos formatos.

O objetivo dos fundos não passa pela participação na gestão nem pela aquisição do controle de empresas instaladas no país. O interesse é a compra de participações minoritárias para fazer um portfólio de empresas com perfil exportador e com capital aberto no Brasil, conforme o padrão adotado nas suas operações no mundo inteiro.

O Brasil é a grande aposta do grupo no mercado internacional, com exceção da Austrália e de países europeus.

Para ganhar tempo, os hedge funds trouxeram na bagagem um escritório de advocacia para alinhavar memorandos de entendimento e futuros contratos. O Credit Suisse vai levantar números dos negócios das companhias procuradas pelos fundos e deverá representá-los nas futuras negociações.

Os cinco hedge funds juntos têm em carteira patrimônio superior a US$ 20 bilhões e disposição de investir no país algo em torno de US$ 1 bilhão, inclusive com a criação de fundos específicos para este mercado.


Fonte: Cidade Biz

Nenhum comentário: