sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Operários retornam às atividades da usina em Quixadá

Empreiteira faz acordo com trabalhadores e evita prolongamento de greve e atraso no cronograma da usina de biodiesel

Após paralisação na última quinta-feira, os 450 operários contratados pela empresa de engenharia Intecnial S.A. e sub-empreiteiras que estão construindo a usina de biodiesel da Petrobras, neste município do Sertão Central, retornaram na última segunda-feira às atividades. Os trabalhadores tiveram a maioria das reivindicações atendidas e se comprometeram a recuperar o tempo perdido.

Serventes, pedreiros, metalúrgicos e operadores de máquinas haviam decidido pela greve após denunciarem uma série de irregularidades trabalhistas. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem Geral no Estado do Ceará (Sintepav), Raimundo Nonato Gomes, havia tentado negociação com a empreiteira, mas não houve diálogo. Segundo ele, a alternativa encontrada pela categoria foi deflagrar o movimento de paralisação no canteiro de obra.

Reivindicações atendidas

Somente na última segunda-feira, após intervenção da Petrobras, as partes chegaram a um acordo. A maioria das reivindicações foram atendidas e no início da tarde a força de trabalho voltou ao canteiro de obras. Nenhum operário será demitido. Os que haviam sido dispensados também retornaram ao trabalho. Trabalhadores e sindicalistas comemoraram o entendimento.

O gerente da Unidade de Biodiesel que está sendo implantada em Quixadá, engenheiro João Augusto Paiva, acredita que o cronograma de conclusão da obra não será afetado pela paralisação. A usina deverá estar pronta até o início de março do próximo ano, quando o presidente Luis Inácio Lula fará a inauguração.

Na oportunidade, o engenheiro ressaltou que a Petrobras não tem qualquer responsabilidade na etapa de construção do parque de processamento de biocombustível. Cabe à empreiteira nacional, com a qual a reportagem não havia conseguido contato até o enceramento desta edição, a adoção de todas as medidas para que o prazo seja cumprido.

Além da usina de Quixadá, a Intecnial trabalha na construção de mais duas unidades de produção de biodiesel no Brasil, uma delas em Candeias (BA) e a outra em Montes Claros (MG). A Petrobras está desembolsando R$ 227 milhões na construção das três usinas. Cada uma delas terá capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano. O setor é uma das áreas estratégicas do governo federal.

Fonte:

Nenhum comentário: