quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Petrobras anuncia a descoberta da maior reserva de petróleo e gás do Brasil

O óleo encontrado é considerado de alta qualidade e a Petrogal/Galp tem uma participação de dez por cento no Campo de Tupi, na Bacia de Santos.

A Empresa Brasileira de Petróleo (Petrobras) anunciou a descoberta do Campo de Tupi, na Bacia de Santos, cujas reservas podem atingir entre cinco a oito mil milhões de barris de petróleo de alta qualidade e gás natural. É o maior descoberto no Brasil e pode aumentar as reservas de petróleo e gás da empresa entre 40 e 60 por cento.

Com o anúncio da descoberta as acções da Petrobras na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), durante a manhã desta quinta-feira, subiram mais de 10 por cento. A Petrobras é operadora da área com 65 por cento do capital do campo onde foi feita a descoberta, em parceria com a britânica BG Group que detém 25 por cento, com as acções a subir mais de sete por cento, e a empresa nacional Petrogal/Galp com 10 por cento de capital do campo e que registou uma alta nas acções de quase oito por cento.

O óleo encontrado no local tem 28 graus na escala do Instituto Americano de Petróleo (API na sigla em inglês), considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil. Quanto mais próximo de 50 graus API, mais leve é o óleo e portanto mais fácil de refinar.

''É uma descoberta gigante, sem sombra de dúvidas. É aproximadamente o dobro do tamanho de Roncador, na Bacia de Campos, a maior descoberta de petróleo brasileira até então'', afirmou o consultor Caio Carvalhão, do Cambridge Energy Research Association, citado pela Reuters. A descoberta tende a elevar o Brasil para o 12º lugar no ranking dos países com maiores reservas conhecidas de petróleo e gás.

Actualmente, o total de reservas da empresa é de cerca de 13 mil milhões de barris e com a nova descoberta passará para cerca de 20 mil milhões. Actualmente o Brasil produz cerca de 1,8 milhão de barris de petróleo por dia, quantidade que satisfaz a demanda interna pelo produto.

Segundo o comunicado da empresa enviado à imprensa, ''pré-sal são rochas reservatórios que se encontram abaixo de uma extensa camada de sal, que abrange o litoral do Estado do Espírito Santo até Santa Catarina, ao longo de mais de 800 quilómetros de extensão por até 200 quilómetros de largura, em lâmina d’água que varia de 1500 metros a 3000 metros e soterramento entre 3000 e 4000 metros''. Todos os grandes reservatórios anteriores da Petrobras ficam em áreas acima da camada de sal.

A descoberta confirma os primeiros indícios comunicados à Agência Nacional do Petróleo (ANP) em Julho deste ano. O analista da BES Securities, Gilberto Pereira, explicou que a confirmação da descoberta é importante para que o mercado acompanhe o desenvolvimento do bloco, que ao contrário da maioria do petróleo produzido no Brasil, é de alta qualidade.

Fonte: Ultima Hora

Nenhum comentário: