quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Alternativas para uso da Glicerina

"Uso da Glicerina Bruta na Produção do Biogás: Aspectos Tecnológicos, Ambientais e Ecológicos”.
Pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), venceram a 3ª edição do Prêmio Petrobrás de Tecnologia, no tema Tecnologia de Energia, propondo como uma das alternativas para o aproveitamento da glicerina, a produção de biogás, com vistas à geração de energia.

Com a queda dos preços da Glicerina originada da produção de biodiesel, devido a pressão causadas pela elevação da oferta, especialmente nos mercados europeu e americano, o que, muitas vezes, torna o seu processo de refino economicamente inviável.

Graças ao seu alto teor de carbono facilmente degradável, a glicerina possui propriedades favoráveis à digestão anaeróbica em biodigestores, quando associada a resíduos orgânicos com alto teor de nitrogênio (AMON et al., 2004). Partindo-se desse contexto, o trabalho avalia, qualitativa e quantitativamente, a introdução da glicerina residual como co-substrato no processo da biodigestão, junto com estrume de gado, e seu potencial para produção de biogás em escala de laboratório.


FONTE: Agência de Comunicação da Bahia
Telefone: 55 71 3115-6468 E-mail: agecom@agecom.ba.gov.br

Nenhum comentário: