quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Processo de Produção de Bioetanol

Podemos resumir o processo nos seguiintes passos:
1. Trituração/Moagem: A biomassa é limpa e triturada (ex: cana-de-açúcar), ou moída (ex: milho), até ficar uma pasta ou farinha dependendo da biomassa.

2. Mistura: Com água (e um enzima - alfa-amilase, quando a biomassa usada fôr algum tipo de grão), onde a mistura é cozinhada e liquefeita.

3. Sacarificação (etapa extra no caso dos grãos): A enzima gluco-amilase é adicionado para converter as moléculas de amido em açúcares fermentáveis.

4. Fermentação: A levedura é adicionada á mistura, para fermentar os açúcares etanol e dióxido de carbono. Num processo contínuo, uma bateria de fermentadores será usada até que a fermentação termine, numa fermentação em descontinuo o fermentado permanecerá aproximadamente 48 horas no fermentador.

Equação Química: C6H12O6 --> 2 CH3CH2OH + 2 CO2

5. Destilação: O fermentado é bombeado em fluxo contínuo, num sistema multi-colunas de destilação onde o álcool é removido dos sólidos e da água, com uma pureza de aproximadamente 96%. O resíduo será a área processando do co-produto.

6. Desidratação: O álcool passará então através de um sistema de desidratação, geralmente um sistema molecular, para remover a água. O álcool desidratado é chamado etanol anídro.

7. Desnaturar: O bioetanol que será usado para combustível é desnaturado então com uma pequena percentagem de algum produto, para o tornar inadequado para consumo humano.

Esquema da produção:


Contudo, o mais difícil e caro é o desenvolvimento de enzimas apropriadas e adaptadas para fornecer um melhor e mais rápido rendimento na produção.
Em 2001, o Departamento de Energia dos EUA concedeu um projeto de pesquisa de três anos à Novozymes, no valor de US$ 14,8 milhões, para reduzir a um décimo o custo das enzimas. Em 2004, no final da pesquisa patrocinada pelo governo, o custo tinha sido reduzido com sucesso ao nível pretendido

Podemos chamar este combustível de ecológico devido sua origem não ser de fontes fósseis e por promoverem uma redução de até 80% nas emissões gasosas de efeito estufa.
O CO2 que é libertado na queima do bioetanol fica dentro de um "ciclo fechado", pois foi extraído da atmosfera pela fotossintese, durante o crescimento das plantas que fazem parte da biomassa.

Aplicações
a) Produtos químicos

b) Combustível de bioetanol puro

c) Combustível do bioetanol misturado com gasolina (E10 – 10% bioetanol e 90% gasolina sem chumbo - para o uso em qualquer veículo; E85 – 85% bioetanol e 15% gasolina sem chumbo - para o uso em veículos flexíveis.

d) Explosivos

e) Aditivo de combustível

f) Laca

g) Perfumes

h) Tintas

Fonte: Bioetanol

Ver Também:

Etanol: EUA avançam em pesquisas

Nenhum comentário: