sexta-feira, 16 de novembro de 2007

BSBios defende antecipação da mistura de 5% de biodiesel a diesel

O diretor de operações da BSBios, Erasmo Carlos Battistella, defendeu a antecipação da mistura de 5% de biodiesel ao diesel, prevista para 2013, já que a capacidade de produção do combustível está à frente da demanda atual. Battistella lembrou que a demanda está em 840 milhões de litros, mas a capacidade autorizada de produção chega a 2 bilhões de litros.

Além disso, há autorizações para mais 1,4 bilhão de litros.

"Não contávamos com este nível de produção", comentou Battistella, explicando que a empresa estimava um volume semelhante no mercado dentro de cinco anos. A BSBios começou a operar em junho uma unidade produtora de biodiesel em Passo Fundo (RS), que já atingiu sua capacidade instalada de 345 mil litros por dia. O produto é entregue à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e à Petrobras.

Os produtores de biodiesel consideram que é possível antecipar progressivamente, ao longo de 2008, a exigência de adição de 5% de biodiesel, disse Battistella. Ele participou hoje de seminário sobre oportunidades de negócios no setor de petróleo, gás e energia, em Porto Alegre (RS). A partir de 2008, será obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel mineral. Dentro de cinco anos, o porcentual subiria para 5%.

A produção de biodiesel da BSBios é baseada na soja. A companhia começou a incentivar o plantio de canola e girassol para atender parte da necessidade. Em 2007, já foi possível contar com 3,5 mil hectares de canola. Para 2008, foram compradas sementes para cultivar 15 mil hectares, informou Battistella. Com girassol, o objetivo é semear 10 mil hectares em 2008, em parceria com cooperativas.

Fonte:

Nenhum comentário: