sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Joint venture D1-BP planeja 10 mil hectares de Pinhão-Manso no Brasil

Durante o 1° Encontro Nacional do Pinhão Manso, realizado em Jales, Estado de São Paulo, no último dia 24, a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM) anunciou aos cerca de 200 investidores, fazendeiros e profissionais do agronegócio, o acordo da joint venture D1-BP Fuel Crops com os produtores da região para o cultivo de 10 mil hectares da oleaginosa até 2010.

A estimativa é de que os 10 mil hectares produzam 20 mil toneladas de óleo para a produção do biodiesel. A D1-BP garante a compra da produção do óleo bruto por meio de contrato com os produtores e vem buscando novas parcerias no estado de São Paulo e outros estados brasileiros. A joint venture já tem projetos bem sucedidos em países como Indonésia, Índia e África do Sul.

Essa não foi a única novidade revelada durante o evento. Dois grandes projetos já demonstraram resultados bastante promissores na pesquisa, cultivo, processamento e viabilidade econômica da Jatropha: o Projeto Jatropha, em Barbacena (Minas Gerais), e o Projeto Saudibras, em Caseara (Tocantins). Ambos oferecendo aos produtores interessados na adesão a assistência técnica e a compra integral da produção. Segundo a ABPPM, hoje o Brasil já possui 20 mil hectares cultivados com a Jatropha, com produção comercial em Tocantins, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

O encontro em Jales também revelou o interesse tanto do Ministério da Agricultura, quanto da Embrapa Agroenergia, por meio de seus representantes, em apoiar os projetos de pesquisa e cultivo comercial no Brasil. Já foi iniciada, por exemplo, a elaboração das especificações técnicas que permitirão a importação de variedades das sementes para a pesquisa em território nacional.


Do:

Leia Mais:

Biodiesel do Óleo de Pinhão-Manso

Nenhum comentário: