sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

A procura da árvore do biodiesel

Está sendo desenvolvida na Embrapa Instrumentação Agropecuária, em colaboração com o Instituto de Química de São Carlos/USP, Departamento de Química da Universidade Federal Fluminense e com o Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, tecnologias de Ressonância Magnética para medida ultra-rápida da quantidade e da qualidade dos óleos vegetais em sementes intactas. Essas tecnologias têm potencial de analisar o teor de óleo em mais de 10.000 sementes por horas.

Há uma demanda crescente e urgente de obtenção de cultivares de alta produtividade e alta qualidade de óleo, para as outras regiões brasileiras, incluindo a região semi-árida do nordeste, ou seja, a árvore ou arvores do biodiesel.

Para isso será necessário o melhoramento genético das plantas cultivadas para alto óleo e alta qualidade e/ou identificação e seleção de plantas silvestre (como pinhão manso, macaúba, pequi, tucumã etc) que podem ter alta produtividade de óleo/há/ano. Para que os programas de melhoramento/seleção de novas plantas sejam rápidos, serão necessárias dezenas de milhares de análises do teor de óleo de sementes por ano. Os métodos de análise de óleo hoje disponíveis são bastante lento para essa tarefa. Os mais rápidos chegam à cerca de três análises por minuto.
Fonte: Agrosoft
Materia completa

Nenhum comentário: