A partir de Janeiro, a Renault vai pôr no mercado dois veículos comerciais ligeiros compatíveis com o biodiesel, o Trafic 2.0 dCi B30 e Master 2.5 dCi B30. A empresa quer que em 2009 todos os motores a diesel à venda na Europa possam funcionar com 30 por cento de biodiesel.
Ambos os modelos podem funcionar com gasóleo ou com uma mistura contendo até 30 por cento de biodiesel (B30), informa o fabricante de automóveis em comunicado.
Estes veículos dirigem-se, particularmente, aos “clientes de frotas interessados em ver reduzidas as emissões de dióxido de carbono dos seus veículos”.
O Trafic 2.0 dCi B30 e o Master 2.5 dCi B30 são as primeiras implementações no âmbito do plano Renault Contrato 2009 para os biocombustíveis.
Segundo a Renault, “a redução de dióxido de carbono de um motor que utilize uma taxa de 30 por cento de biodiesel, comparativamente a um motor a diesel, pode chegar a cerca de 20 por cento, conforme a fonte vegetal utilizada”.
O plano da Renault prevê ainda a comercialização, a partir de 2008, de um milhão de veículos com emissões inferiores a 140 g/km de dióxido de carbono, dos quais um terço com emissões inferiores a 120 g/km.
O biodiesel obtém-se a partir de plantas oleaginosas - principalmente a colza e o girassol, na Europa, e ainda a soja ou a palma, nas outras regiões do mundo – e da reacção com o metanol.
No âmbito de uma parceria com a Nissan, a empresa está a estudar “uma solução de mobilidade baseada na energia eléctrica” e a “desenvolver um trabalho que visa chegar ao aperfeiçoamento de uma pilha de combustível” e de veículos híbridos.
Fonte: Público.PT
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