sábado, 9 de dezembro de 2006

Produtor aposta em inovações e consegue reduzir os seus custos

Você já imaginou uma pequena propriedade rural auto-sustentável? Em se tratando de agronegócio de pequeno porte, isso não é muito comum. Mas essa fazenda existe. E, mais do que isso, funciona. Situada na cidade paulista de Caconde, na divisa com o sul de Minas Gerais, a Pork Terra cria suínos para abate no frigorífico construído dentro da propriedade. Mas a história não pára por aí.

Com os dejetos dos animais, faz biofertilizante para a lavoura de café, além de biogás, que supre 50% da energia da propriedade. Já a banha não aproveitada na linha de torresmo pré-pronto vira combustível para tratores e veículos. E a glicerina, subproduto desse inovador biodiesel de origem animal, transforma-se em sabão para lavar máquinas e veículos.

O responsável por essa cadeia de inovações é João Paulo Muniz, filho de produtores rurais, que cursou apenas o primeiro ano de direito. Largou a faculdade para dedicar-se ao sonho de fazer a propriedade familiar ser sustentável do ponto de vista econômico e ambiental.
Fonte: Bom dia Sorocaba

Nenhum comentário: